Correio do Minho

Braga,

- +
Campanha eleitoral arranca hoje ensombrada pela pandemia
Guerreiros infelizes em Leiria cedem o troféu ao Sporting

Campanha eleitoral arranca hoje ensombrada pela pandemia

Município de Esposende garante refeições escolares

Campanha eleitoral arranca hoje ensombrada pela pandemia

Nacional

2021-01-10 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Candidatos à Presidência da República mantêm em aberto programação da campanha eleitoral que hoje começa oficialmente. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que a encerrará em Celorico de Basto.

Depois de uma pré-campanha limitada pela pandemia de covid-19, o período oficial de campanha para as eleições presidenciais de 24 de Janeiro arranca hoje com maiores condicionalismos, atendendo ao mais que certo agravamento das medidas de confinamento que irão ser anunciadas nos próximos dias. As escassas acções de campanha anunciadas pelos sete candidatos a Presidente da República adaptam-se às regras sanitárias e de distanciamento social, surgindo os comícios ‘online’ como uma das alternativas de contacto com o eleitorado.

O actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recandidato ao cargo, cancelou até ao dia 18 todas as acções previstas, com excepção de entrevistas e debates, tendo já anunciado que, tal como há cinco anos, encerrará a sua campanha em Celorico de Basto, concelho onde irá votar no dia 24. O actual Presidente, apontado como favorito à vitória no próximo acto eleitoral, tem vincado a sua ligação a Celorico de Basto, concelho onde foi presidente da Assembleia Municipal entre 1997 e 2005.
As autoridades sanitários recomendaram a Marcelo Rebelo de Sousa “que evitasse grandes aglomerações” durante 14 dias, por ter tido, na passada segunda-feira, um contacto considerado de baixo risco com um elemento da sua Casa Civil infectado com o novo coronavírus.

Ontem, a candidata Ana Gomes anulou toda a agenda de campanha prevista para hoje “face ao agravamento da situação sanitária” e aceitou o convite do Primeiro-Ministro para participar na reunião com as autoridades sanitárias na terça-feira, no Infarmed. Admitindo que a forma como irá decorrer a campanha é “uma incógnita total”, Ana Gomes espera realizar algumas visitas mantendo o modelo da pré-campanha, com redução do número de pessoas.
Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, participará em iniciativas adaptadas ao contexto de pandemia, ou seja, sem arruadas, almoços ou jantares de campanha. Os comícios serão em formato ‘online’, com poucas participações presenciais.

O candidato comunista João Ferreira fez saber que o programação da sua campanha “está em revisão, designadamente com a anulação de almoços, jantares, arruadas e desfiles”, sendo mantidas iniciativas cujas características e organização permitam assegurar todas as condições de protecção sanitárias. Para o dia 14 de Janeiro a candidatura de João Ferreira programou passagens por Ponte de Lima, Viana do Castelo e Guimarães.
O candidato apoiado pelo Chega!, André Ventura, não deve abdicar de formatos tradicionais de campanha, adaptando-os ao estado de pandemia. Para os primeiros dias de campanha eleitoral, agendou arruadas, comícios e concentrações, com recurso a regras sanitárias como a utilização de máscara. Estando a restante campanha dependente da evolução do contexto pandémico, ver-se-à se este candidato passará por Braga, dia 17, e Viana do Castelo, no dia seguinte.

Fonte da candidatura do liberal Tiago Mayan Gonçalves garantiu que a sua campanha será “pautada pela responsabilidade e bom senso”, com eventos “sempre planeados com poucas pessoas” e, em caso de um confinamento mais restrito, serão realizados eventos ‘online.
Vitorino Silva, que pretendia manter contacto porta a porta, face ao aumento no número de infecções e óbitos registados nos últimos dias, vai também alterar a campanha em função da evolução da pandemia. “Se o povo for para casa eu também vou. Não quero as mordomias dos partidos”, alegou o candidato.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho