Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Canal interceptor de Esposende pronto até final do ano
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Canal interceptor de Esposende pronto até final do ano

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Canal interceptor de Esposende pronto até final do ano

Cávado

2020-07-05 às 14h48

Redacção Redacção

Obra avança “a bom ritmo” e o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, confirmou que a construção do Canal Interceptor e de Desvio da Área Urbana é “um dos projectos com maior envergadura financeira alguma vez conseguido”.

Citação

Após um moroso processo de negociação com os proprietários das mais de 200 parcelas de terreno, a obra de construção de um Canal Interceptor e de Desvio da Área Urbana de Esposende avança “a bom ritmo” e deverá estar concluída até ao final do ano.
“Este é um dos projectos com maior envergadura financeira alguma vez conseguido para Esposende. Aos três milhões de euros que custa a obra, com 85% de comparticipação, acrescentam-se dois milhões de euros, em aquisição de terrenos”, informou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, adiantando que o município “está empenhado numa reprogramação financeira da obra, com vista a reduzir o elevado investimento efectuado”,
Com quatro quilómetros e meio, o canal apresenta dois pontos de descarga - um a norte, em Cepães, e outro a sul da cidade, a jusante da ponte D. Luís Filipe - tendo como principal função a prevenção de inundações na cidade que têm colocado em risco a população e causado elevados danos no património público e privado.
A obra em questão caracteriza-se pelo “elevado grau de dificuldade”, com oito travessias de estradas nacionais e municipais e a construção de duas bacias de retenção, junto à Solidal e na Redonda.
“Na memória da população pairam, ainda, as imagens das cheias de Outubro de 2013, responsáveis por avultados prejuízos. Algo tinha de ser feito, no sentido de nos protegermos de eventuais fenómenos naturais futuros. Depositamos grandes esperanças no contributo que o canal dará para a minimização dos problemas de drenagem que afectam Esposende”, sublinhou.
Só devido à “autonomia financeira” patenteada pelo Município de Esposende, foi possível solicitar ao Ministério do Ambiente “a responsabilidade de um projecto com a magnitude” do Canal Interceptor de Águas Pluviais de Esposende.
A câmara municipal desenvolveu todo o projecto em “tempo recorde”, efectuou o levantamento cadastral e topográfico e recuperou o projecto da variante à cidade que não passava de uma ideia adiada, mas que estava previsto desde a aprovação do primeiro Plano Director Municipal (PDM), em 1994.
Este canal interceptor caracteriza-se pela adopção das melhores técnicas de engenharia natural, recorrendo a materiais naturais e de espécies vegetais autóctones, adequadas aos habitats que se pretendem restaurar.
Durante os dois anos subsequentes à conclusão da obra, a empresa construtora fará a manutenção e controlo da vegetação.
Paralelo ao canal, estende-se um percurso que completará um circuito de visitação e prática desportiva que intrelaçará com a ecovia do litoral norte e o futuro Parque da Cidade.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho