SC Braga em terceiro lugar na gtaça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato
2022-09-28 às 12h00
DEPUTADOS da Assembleia da República visitaram ontem Braga para conhecer o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. Comitiva foi recebida nos Paços do Concelho e passou pelo gnration e pelo Theatro Circo.
A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto (CCJD) da Assembleia da República realizou ontem uma visita de trabalho a Braga no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027.
Os membros da CCJD foram recebidos por Ricardo Rio, nos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara garantiu que “a cultura é uma aposta deste executivo enquanto vector central de desenvolvimento da cidade”, destacando o enriquecimento proporcionado pelo processo de candidatura, “independentemente do resultado final”.
“A cultura é um factor de transformação dos territórios, tornando-os mais competitivos. Investimos 4% do orçamento nesta área em 2017, subimos para 8% em 2022 e temos a expectativa de chegar a 10% em 2028. Houve ainda um forte crescimento do apoio directo aos agentes culturais – de 600 mil euros em 2017 para cerca de 1,5 milhões de euros -, valor que se manteve e foi reforçado com linhas de apoio específicas durante a pandemia”, recordou o edil. Acrescentou ainda que “esta aposta na cultura também é visível nos novos desafios da cidade”, que em 2017 Braga foi designada Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts e tem vindo a desenvolver um programa específico no sector. “Como resultado, é já possível verificar o crescimento dos públicos que, nos principais espaços culturais, cresceram cerca de 40% nos últimos anos”, disse.
“A necessidade de concertar esforços e estratégias levou à decisão simultânea de candidatar Braga a CEC e começar por definir uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo, fruto de um processo longo e plural de auscultação dos agentes locais e envolvimento Esta estratégia, denominada de Braga Cultura 2030, foi aprovada em 2020 e antevê uma cidade culturalmente vibrante, e atractiva onde a cultura está no centro do seu desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida”, salientou.
05 Fevereiro 2023
Romance e tradições vilaverdenses em grande destaque em São Vicente
05 Fevereiro 2023
Restauração, alojamento e comércio com “retoma acentuada” em 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário