Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Candidaturas ao grande Prémio de Literatura dst até dia 29
Mais 50 mil pessoas visitaram as Feiras Francas

Candidaturas ao grande Prémio de Literatura dst até dia 29

Câmara recebeu alunos do CRFP da CERCIGUI

Braga

2019-03-19 às 10h00

Redacção

Instituído há 25 anos pelo grupo empresarial constitui um estímulo à produção literária nacional. O vencedor, que será conhecido a 28 de Junho, recebe um prémio pecuniário de 15 mil euros.

O grande Prémio de Literatura dst está de regresso para distinguir obras de prosa de autores portugueses, publicadas entre 2017 e 2018. Instituído há quase 25 anos pelo grupo empresarial dst group, o grande Prémio de Literatura dst é já uma das mais importantes distinções nacionais na área da literatura, com um papel preponderante no estímulo à produção literária nacional, nomeadamente de autores portugueses residentes em Portugal. A data limite para a entrega das obras à 24.ª edição é o próximo dia 29 de Março. O vencedor recebe um valor pecuniário de 15 mil euros.

O júri é composto por figuras de relevo no meio literário nacional e com os quais o grupo dst tem vindo a contar desde a génese do prémio. Vítor Manuel Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa são os três elementos do júri a quem caberá a análise, escolha e fundamentação da obra premiada, que será publicamente anunciada no dia 28 de Junho, no âmbito da inauguração da Feira do Livro de Braga. A primeira etapa de selecção decorre até 24 de Maio, altura em que serão escolhidos os cinco livros de poesia finalistas.

Recorde-se que o grande Prémio de Literatura dst tem um funcionamento rotativo, premiando alternadamente obras em poesia e em prosa.
Estão também abertas até 30 de Março as candidaturas para a primeira edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, uma iniciativa lançada recentemente pelo dst group e pelo Instituto Camões que visa distinguir, anualmente e de forma alternada, os trabalhos em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola, residentes ou não, com obras publicadas no país ou no estrangeiro, nos dois anos anteriores, desde que em língua portuguesa.

A primeira edição, cujo galardão será entregue a 10 de Junho, Dia da Língua Portuguesa, em Luanda, distinguirá obras em poesia, editadas em 2017 e 2018. O prémio terão valor de 15 mil euros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.