Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Cantor povoense brilha no ‘The Voice’
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Cantor povoense brilha no ‘The Voice’

Cónegos madrugadores levam a vitória

Cantor povoense brilha no ‘The Voice’

Cávado

2020-09-29 às 08h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

Tiago Barbosa carimbou o passaporte para a próxima etapa do ‘The Vocie’. Mentores do programa ficaram rendidos.

Citação

Foi com ‘Make you fell my love’, de Adele, que o jovem cantor povoense - Tiago Barbosa, alcançou o passaporte para a próxima etapa do ‘The Voice’, cuja estreia aconteceu no passado domingo, naquela que foi a primeira prova cega do concurso de talentos. Os quatro mentores do programa – Marisa Liz, Aurea, António Zambujo e Diogo Piçarra, ficaram rendidos à voz e talento de Tiago Barbosa.
No programa de arranque da nova temporada, foram apresentadas treze provas cegas, tendo sido apurados dez concorrentes, de entre os quais o povoense Tiago Barbosa, de 30 anos, natural da freguesia de Vilela e actualmente a residir no Porto, cidade que escolheu, há três anos, para ser ‘cantor de rua’. As quatro cadeiras viraram, levando ao delírio os familiares e amigos que acompanhavam Tiago Barbosa. Na hora da escolha, e dado que Marisa Liz tinha sido bloqueada por António Zambujo, o cantor vilelense escolheu Diogo Piçarra para seu mentor.
O cantor oriundo do concelho da Póvoa de Lanhoso, como fez questão de realçar na sua apresentação, recebeu rasgados elogios dos quatro mentores. “Tu fizeste a minha temporada. Tenho a certeza que não vai haver nesta temporada uma voz como a tua”, referiu Diogo Piçarra.
A voz incrível de Tiago Barbosa foi também referida por António Zambujo e Aurea, com Marisa Liz a realçar que “a tua voz precisa de ser ouvida. Ainda bem que vieste”.
Para Tiago Barbosa, o ‘The Voice’ é o maior programa de caça talentos mundial e aquele com quem mais se identificou, como explicou ao 'Correio do Minho'.
Escolheu a cidade do Porto, onde vive com a namorada, para abraçar uma carreira como cantor de rua, há três. Uma experiência incrível e enriquecedora que foi travada, em Março, pela pandemia.
Esta paragem de vários meses, sem obter qualquer rendimento do seu trabalho como cantor de rua, foi o rastilho necessário para Tiago Barbosa dar um salto na sua vida artística, inscrevendo-se no ‘The Voice’. “Há 3 anos, tomei a decisão de uma vida, o ponto de viragem, em que decidi ir para o Porto, onde reside a minha namorada. Decidi experimentar tocar na rua. Peguei no dinheiro que ganhei, num Verão, quando integrei uma orquestra e comprei o material necessário para começar a tocar na rua. A experiência tem sido incrível, tem sido enriquecedora. Se calhar, foi das experiências mais enriqueceras que pude ter mesmo como artista e pessoa, em todos os aspectos da minha vida. Isso foi um grande ponto de viragem na minha carreira”, explica.
O sonho de uma vida foi interrompido pela pandemia. “Fiquei muito tempo sem actuar, fiquei sem ganhar dinheiro durante muito tempo e eu dependia da rua para ganhar dinheiro. Foi um momento que foi triste. Tive sorte porque a minha companheira continuou a trabalhar mas foi um sentimento de impotência. Tive o apoio da minha namorada e da minha família mas como artista senti-me desamparado e foi aí que decidi dar o passo em frente e inscrever-me no ‘The Voice’”.
Tiago Barbosa é, por assim dizer, um músico do mundo. As suas inspirações vêm dos quatro cantos do mundo. “Sou muito ecletivo. Não tenho, por assim dizer, ídolos. As minhas inspirações são tanto de música norte-americana, como portuguesa, brasileira, ou outra. Não consigo dizer que tenho um estilo ou uma influência muito vincada. Foram vários os estilos que estiveram presentes na minha vida como artista”, acrescenta.
A música entrou na vida de Tiago Barbosa pela mão de alguns amigos. Aos 19 anos, integrou uma banda e, mais tarde, uma orquestra de música popular de Braga, tendo frequentado formação musical.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho