SAD do FC Famalicão apresenta encaixe financeiro de 20,5 milhões de euros
2021-07-29 às 10h14
A capela privada mais antiga da cidade, classificada como monumento nacional, abre portas ao público a partir desta semana.
A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, com os representantes da família Lencastre, e com o sócio da empresa Signinum, Luis Aguiar Campos.
Quanto à ideia de abrir a Capela, o actual administrador do Morgadio dos Coimbras, Rodrigo de Coimbra Lencastre, explica que “a recuperação provêm de uma ideia antiga que se transformou numa vontade partilhada com muitas entidades.”Acrescenta ainda que a edificação é um “verdadeiro monumento de um legado e de uma história, não só de uma família mas também de toda uma cidade”.
Com este projecto pretende-se que o edifício seja agora um polo agregador de diversidade, cultura, arte e alegria. Para Outubro está prevista a abertura de um Café-Museu na casa dos Coimbras, localizado junto ao jardim. Até lá, vão ainda ser desenvolvidos trabalhos de conservação do exterior da Capela. A entrada na mesma terá um custo de 5 euros, com direito a uma bebida no bar do jardim.
Estará disponível para visitas das 9.30 horas ás 18.30 horas, e, quanto à esplanada que se encontra no jardim da Casa, pode ser usufruído até ás 23 horas.
No que diz respeito aos principais desafios no trabalho de conservação da Capela, Luís Aguiar Campos ressalta que, até agora, a empresa esteve focada na preservação do interior da mesma, assim como na Torre. Para além disso “o altar em pedra de Ançã encontrava-se também em processo de desagregação, bem como o que resta da camada cromática”.
Os trabalhos no exterior serão iniciados “logo que haja licença de ocupação da via pública”, acrescenta.
O presidente do município enalteceu que o espaço “será apropriado a diversas actividades culturais sendo mais um activo diferenciador da cidade”.
07 Setembro 2024
Arte, concertos, performances para todos os gostos na Noite Branca
07 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário