Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Capela dos Coimbras abre portas ao público
'Pinhas' e Pinheiros de Natal decoram as ruas arcuenses

Capela dos Coimbras abre portas ao público

Guimarães: IDEGUI precisa de empresas e de requalificação na envolvente

Capela dos Coimbras abre portas  ao público

Braga

2021-07-29 às 10h14

Redacção Redacção

A capela privada mais antiga da cidade, classificada como monumento nacional, abre portas ao público a partir desta semana.

Citação

A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, com os representantes da família Lencastre, e com o sócio da empresa Signinum, Luis Aguiar Campos.
Quanto à ideia de abrir a Capela, o actual administrador do Morgadio dos Coimbras, Rodrigo de Coimbra Lencastre, explica que “a recuperação provêm de uma ideia antiga que se transformou numa vontade partilhada com muitas entidades.”Acrescenta ainda que a edificação é um “verdadeiro monumento de um legado e de uma história, não só de uma família mas também de toda uma cidade”.

Com este projecto pretende-se que o edifício seja agora um polo agregador de diversidade, cultura, arte e alegria. Para Outubro está prevista a abertura de um Café-Museu na casa dos Coimbras, localizado junto ao jardim. Até lá, vão ainda ser desenvolvidos trabalhos de conservação do exterior da Capela. A entrada na mesma terá um custo de 5 euros, com direito a uma bebida no bar do jardim.
Estará disponível para visitas das 9.30 horas ás 18.30 horas, e, quanto à esplanada que se encontra no jardim da Casa, pode ser usufruído até ás 23 horas.

No que diz respeito aos principais desafios no trabalho de conservação da Capela, Luís Aguiar Campos ressalta que, até agora, a empresa esteve focada na preservação do interior da mesma, assim como na Torre. Para além disso “o altar em pedra de Ançã encontrava-se também em processo de desagregação, bem como o que resta da camada cromática”.
Os trabalhos no exterior serão iniciados “logo que haja licença de ocupação da via pública”, acrescenta.
O presidente do município enalteceu que o espaço “será apropriado a diversas actividades culturais sendo mais um activo diferenciador da cidade”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho