Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Carnaval de Este é alimentado com a criatividade e entrega das gentes locais
Ex-jogador do ABC/UMinho cria aplicação para exercício físico

Carnaval de Este é alimentado com a criatividade e entrega das gentes locais

Torrestir reforça distribuição de bens

Carnaval de Este é alimentado com  a criatividade e entrega das gentes locais

Braga

2020-02-26 às 12h00

Paula Maia Paula Maia

Desfile que percorreu as principais ruas de Este S. Pedro e S. Mamede foi protaginizado, na sua maioria, pelas colectividades das duas freguesias. Mas foi um forasteiro que arrecadou o primeiro prémio na categoria de ‘Individuais Adultos’.

São sobretudo as colectividades da União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede) que têm alimentado aquele que é já considerado um dos maiores desfiles de Carnaval do concelho de Braga. Quem assistiu ao desfile que ontem percorreu as principais ruas das duas localidade percebe a dedicação e a entrega das gentes locais a um evento que está cada vez mais enraizado e que leva praticamente toda a gente à rua.
Carnaval nesta união de freguesias é sinónimo de diversão e fantasia, mas também de união. Uma combinação perfeita que é encorajada e apoiada pelo edil local, constituindo um dos segredos do sucesso deste evento transversal a várias gerações.
Além do prémio de inscrição, no valor de cinquenta euros, a junta atribuiu ainda prémios para os melhores grupos até à sexta posição e ainda prémios aos que a título individual ficam posicionados nos três primeiros lugares.
“É um incentivo à participação de todos”, diz ao CM Manuel Carvalho, presidente da união de freguesias, garantido que o desfile de Carnaval é já um evento que mobiliza toda a população e que faz parte das tradições das duas freguesias.
“O objectivo é envolver as pessoas em dinâmicas culturais da união de freguesia, colocando de lado qualquer rivalidade antiga. E tem corrido bem”, garante a propósito o autarca.
Além dos grupos que se formaram de forma espontânea, ou das participações individuais, neste desfile participaram sobretudo colectividades das duas freguesias, nomeadamente o Grupo de Escuteiros, a Casa do Povo de Este, o grupo de cariz cristão ‘Faz Acontecer’, o Clube de Karaté de Este S. Pedro, o?Rancho Folclórico de Este S. Mamede, a Associação de Reformados e Pensionistas d’Este que, a brincar, retrataram vários temas da actualidade como o ambiente, o novo coronavírus, a terceira idade ou a violência doméstica.
O desfile de Carnaval de Este contou também com algumas participações, especialmente a título individual, vindos de fora, com destaque para o artista da freguesia de Celeirós, Manuel Machado, mais conhecido como ‘Pinha’ que acabou por vencer o primeiro prémio na categoria de ‘Individuais Adultos’ com o seu ‘Vinho Licorão’.
O desfile partiu do rinque de de Este S. Pedro terminou no Campo das Macieiras, em Este S.?Mamede, num autêntico clima de festa envolvendo todos os participantes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho