Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Carnaval ‘Minho de Janeiro ‘invade’ Jardim dos Chorões para ‘festa rija’
Famalicão cria bolsa de voluntários Covid-19

Carnaval ‘Minho de Janeiro ‘invade’ Jardim dos Chorões para ‘festa rija’

Famalicão cria apoio extraordinário às rendas

Carnaval ‘Minho de Janeiro ‘invade’ Jardim dos Chorões para ‘festa rija’

Braga

2020-02-23 às 10h14

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Está tudo a postos para momentos de verdadeira folia durante a tarde de hoje. A festa de Carnaval ao ritmo das tradições brasileiras faz-se, a partir das 13 horas, no Jardim dos Chorões.

O Jardim dos Chorões, em frente ao Campo das Hortas, vai ‘virar’ um verdadeiro ‘bloco de Carnaval’ na tarde de hoje. Os foliões brasileiros saem à rua e juntam-se para mostrar um pouco daquilo que é o verdadeiro Carnaval carioca, prometendo contagiar os bracarenses com o seu ‘espírito’ festivo, ao som dos melhores temas de samba e do rufar as ‘baterias’ (tambores). A festa é para todos os que quiserem participar e comungar das tradições carnavalescas do Brasil.

Foi precisamente um grupo de amigos da comunidade brasileira que vive em Braga e na região do Minho que decidiu avançar com esta iniciativa e divulgar por cá as suas tradições mais típicas do Carnaval. Juntos criaram o Bloco de Carnaval ‘Minho de Janeiro’, que, nesta tarde, vai mostrar como é que em pleno Rio de Janeiro, os amigos se concentram e fazem a festa na rua, sempre a dançar, sempre a cantar, sempre a sambar.

Há um ano a residir em Braga, Bruno Gutman, 39 anos, advogado, conta como a ‘Capital do Minho’ o apaixonou. “Sou da Barra da Tijuca, do Rio de Janeiro, e como tenho duas filhas e o clima de violência é muito grande decidi vir viver para Portugal. Vim cá quatro vezes de visita e a nossa opção de família foi recaiu sobre a escolha de Braga, que para nós é uma cidade já com alguma dimensão e muito agradável para viver, com tudo o que nos agrada. Estamos cá muito felizes e é precisamente por isso que a nossa comunidade brasileira quer também mostrar a nossa tradição e raízes aos bracarenses, minhotos e todos quantos visitam Braga”, disse ao ‘Correio do Minho’.

Gutman explica que um ‘Bloco de Carnaval’ é uma espécie de concentração de pessoas que se juntam para protagonizar um cortejo pelas ruas ou simplesmente ficar cantando, tocando e sambando num ponto central de uma rua ou praça. “Para terem uma ideia, só no Rio de Janeiro existem 700 ‘Blocos de Carnaval’, o que mostra bem como estes são movimentos que envolvem muita gente”, referiu.
“Esta é uma festa para todos e com a qual queremos brindar a cidade de Braga e todo o Minho pela forma como nos tem acolhido tão bem”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho