Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Carvalhal quer manter a folha limpa, mas Luís Freire sonha com o triunfo
Guimarães: mil jovens debateram políticas públicas

Carvalhal quer manter a folha limpa, mas Luís Freire sonha com o triunfo

AIP reconhece dinamismo das empresas do Norte

Carvalhal quer manter a folha limpa, mas Luís Freire sonha com o triunfo

Desporto

2025-02-15 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Será a 4.ª vez que os caminhos de Carlos Carvalhal e Luís Freire se cruzam na I Liga portuguesa de futebol. O timoneiro de 59 anos dos bracarenses tem um registo 100 por cento vitorioso, mas o técnico dos vitorianos tem agora novas armas ao seu dispor.

Citação

O primeiro adversário de Carlos Carvalhal na sua missão de encurtar a distância para Manuel Cajuda será Luís Freire, um velho conhecido do timoneiro bracarense de 59 anos. Este domingo, no dérbi do Minho da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol entre Guerreiros do Minho e Conquistadores, os dois técnicos cruzam-se pela 4.ª vez. Porém, segundo a história, quem é que leva a vantagem para este encontro?
Tanto Carlos Carvalhal como Luís Freire são dois timoneiros já bastante rotinados na I Liga portuguesa de futebol. O bracarense de 59 anos já leva 266 jogos no principal escalão do futebol português, enquanto que o timoneiro dos vimaranenses soma 106 encontros na I Liga.

Ao longo desses percursos, os dois técnicos cruzaram-se três vezes: Carlos Carvalhal sempre como treinador dos Guerreiros do Minho; Luís Freire como timoneiro do CD Nacional por duas vezes e do Rio Ave FC por uma ocasião.
O timoneiro ericeirense de 39 anos nunca levou a melhor sobre Carlos Carvalhal, com o bracarense de 59 anos a ter um registo 100 por cento vitorioso perante Luís Freire.
O primeiro encontro entre estes dois treinadores foi a 17 de Outubro de 2020, para a 4.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Na altura, sob a batuta de Fransérgio e Iuri Medeiros, os Guerreiros do Minho carimbaram um triunfo de 2-1 sobre o CD Nacional (Nuno Borges reduziu aos 86 minutos).
Nessa mesma temporada, a 28 de Fevereiro de 2021, os caminhos dos dois timoneiros voltaram a cruzar-se. E, uma vez mais, o SC Braga de Carlos Carvalhal levaria a melhor sobre o CD Nacional de Luís Freire.
Numa verdadeira repetição do primeiro confronto, Fransérgio e Abel Ruiz abriram as hostilidades arsenalistas na Madeira, com os comandados de Luís Freire a reduzirem na segunda metade, com Brayan Riascos a fixar o resultado final de 1-2 para o SC Braga.

A última vez que Carlos Carvalhal e Luís Freire se defrontaram foi já na presente temporada de 2024/2025. A 29 de Setembro do ano passado, perante quase 12 mil adeptos no Estádio Municipal de Braga, os Guerreiros do Minho de Carlos Carvalhal receberam o Rio Ave FC de Luís Freire. Os arsenalistas, nas asas de Gabri Martínez, Ismael Gharbi, Ricardo Horta e Bruma levantaram voo para um categórico triunfo de 4-0, elevando assim o confronto entre os técnicos para um 3-0 de Carlos Carvalhal sobre Luís Freire.
Contudo, esse encontro não manchou o trabalho do timoneiro ericeirense de 39 anos que, no decorrer desta temporada de 2024/2025, deu o salto para o comando técnico dos Conquistadores. Resta agora saber se Luís Freire encontrou, em Guimarães, as armas necessárias para desbloquear uma vitória perante Carlos Carvalhal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho