Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Casa cheia para assistir ao primeiro concerto da Semana do Fado
Grande Prémio de Portugal encheu hipódromo de Ponte da Barca

Casa cheia para assistir ao primeiro concerto da Semana do Fado

B Fachada, Emmy Curl e Joana Espadinha participam na Green Week de Guimarães

Braga

2018-08-19 às 10h11

Redacção

Associação Comercial de Braga acolheu primeiro concerto da Semana do Fado que decorre até dia 25. Joana Lopes e Paulo Cangalhas foram os protagonizaram de um espectáculo intimista que reuniu uma centena de pessoas.

A sede da Associação Comercial de Braga (ACB) foi pequena para acolher todos os que quiseram assistir ao primeiro dos sete concertos que dão corpo à Semana do Fado, iniciativa promovida pela Acofa Bragafado Associação em parceria com o Município de Braga e o Museu de Fado e que decorre até dia 25.

Os fadistas Joana Lopes e Paulo Cangalhas protagonizaram um concerto intimista, onde o silêncio próprio e adequado para se ouvir fado emergiram as palavras que os portas e letristas escreveram numa total harmonia com as melodias da guitarra portuguesa e da viola através dos dedos dos músicos Amável Carneiro e Manuel Reis.

Foram interpretados 13 fados tradicionais e três fados canção da autoria de outros tantos poetas/letristas e ainda dois poemas da fadista presente Joana Lopes que deliciaram a centena de pessoas presentes e que demonstraram de forma efusiva o agrado pelo momento que lhes foi proporcionado.

Considerando a enorme afluência de pessoas neste primeiro concerto, e perspectivando-se que a tendência se mantenha, a Acofa Bragafado Associação informa que de forma a manter o cariz intimista nos próximos concertos devem os interessados procederem à reserva de lugar, preferencialmente no local da Exposição de Fado, que decorre na Associação Comercial de Braga ou através do email geral@acofa.pt, sendo que as reservas somente serão válidas se nos respectivos dias e locais estiverem presentes até às 21.15 horas.

Esta Semana do Fado integra o projecto da associação - Braga é Fado - que o Município de Braga apoia e considera de imensa relevância para a cidade no desenvolvimento e na amostragem nas áreas da cultura e do turismo, situação, que de acordo com o responsáveis da associação, contrasta com a indiferença da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade onde tem localizada a sua sede e desenvolve actividade culturais, uma vez que até à presente data ainda não respondeu formalmente ao pedido de concessão de apoio às actividades correntes, formalizado em Março deste ano, dentro do prazo definido pela união de freguesias.

O projecto ‘Braga é Fado’ localiza nesta freguesia uma exposição de Fado, que decorre até 31 de Agosto na sede da ACB e dois concertos de fado, o primeiro que teve lugar este sexta-feira e um outro agendado para dia 23, na Biblioteca Lúcio?Craveiro da Silva. O próximo concerto de fado está marcado para amanhã, pelas 21.20 horas, na Livraria Centésima Página e tem lotação para 50 pessoas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.