Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Casa da Memória de Guimarães convida para mesa-redonda dedicada à genealogia e para celebração final do projeto “Remoinho”
Associação de Festas agradece “trabalho, dedicação e empenho”

Casa da Memória de Guimarães convida para mesa-redonda dedicada à genealogia e para celebração final do projeto “Remoinho”

Na Escola de Valença Comer a Sopa Toda Dá Prémios

Casa da Memória de Guimarães convida para mesa-redonda dedicada à genealogia e para celebração final do projeto “Remoinho”

Vale do Ave

2024-05-23 às 11h33

Redacção Redacção

Este fim de semana, sábado 25 e domingo 26 de Maio, a programação da Casa da Memória convida-nos para uma mesa-redonda com historiadores e genealogistas numa nova sessão dedicada ao programa “Nome de Família: Guimarães” com o mote "A Democratização da Genealogia" e para participarmos na celebração final do “Remoinho”. 

Citação

Este sábado, 25 de Maio, às 16 horas, o programa "Nome de Família: Guimarães" – que a Casa da Memória se encontra a desenvolver ao longo de 2024 – prossegue com uma mesa-redonda em torno do tema "A Democratização da Genealogia". Uma conversa moderada por Rui Faria que junta à mesa historiadores, arquivistas, criadores e dinamizadores de projetos que democratizaram o acesso do grande público às informações genealógicas, refletindo as formas como tais projetos impactaram a expansão da genealogia nos dias de hoje, contando com convidados como Francisco Queiroz (Historiador de Arte e Genealogista), Alexandra Marques (Diretora do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta) e Maria do Céu Barros (Genealogia FB). 

Através de oficinas, visitas e mesas-redondas compostas por especialistas de diversas áreas, o programa "Nome de Família: Guimarães" será um eixo central da programação do presente ano da Casa da Memória, tomando por substrato a investigação sobre as raízes de uma árvore enorme com muitos ramos genealógicos que brotaram neste território.  

Já no dia seguinte, o "Remoinho" propõe-nos um encontro no Terreiro da Basílica de São Torcato para participar no momento final deste projeto. Depois de uma jornada de registo etnográfico e gastronómico, a proposta final é a de celebrar essa mesma história – pelo passado que se (re)conheceu, pelo presente possível e pelos cenários futuros sonhados.  
Assim, este domingo, a partir das 16h00, no Terreiro da Basílica de São Torcato, celebremos a broa tradicional com farinhas de produtores locais e um conjunto de masseiras orquestradas, para que possamos preparar em conjunto a bôla e a broa, nesse movimento espiralado de juntar pessoas à mesa – e de ouvirmos, juntos, esse som longínquo num qualquer lugar onde a água conflui de forma circular – para sermos presentes.  
E a acompanhar este lanche comunitário, poderemos contar outro tipo de nutrição – a da música de Samuel Martins Coelho, num concerto que explora o potencial da criação e da experimentação da liberdade de ouvir cada lugar esquecido e trazê-lo até este terreiro pela sua sonoplastia, um lugar encantador e cheio de história.  

Esta celebração final tem o apoio da Irmandade de São Torcato e da Junta de Freguesia de São Torcato. O "Remoinho" é um projeto de investigação e de celebração comunitária da programação da Casa da Memória, contando com mentoria de Liliana Duarte, que agora se aproxima deste momento final, tendo apresentado uma série de momentos – desde oficinas a palestras e performances com contributos das comunidades envolvidas, convocando também a música – destinados a celebrar e explorar a vida e a importância dos moinhos e do pão na cultura de Guimarães. 

Todas as atividades mencionadas destinam-se a ser vividas em comunidade e participadas gratuitamente, estando apenas limitadas à lotação disponível. Toda a informação relativa à Casa da Memória de Guimarães, nomeadamente a sua programação, pode ser consultada online em www.aoficina.pt e em casadamemoria.pt.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho