Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Casa de Manuel de Boaventura será museu
Município de Braga e Agere lançam medidas adicionais de apoio ao tecido económico

Casa de Manuel de Boaventura será museu

Ricardo Rio critica Estado Central pela falta de apoio na resposta à pandemia

Casa de Manuel de Boaventura será museu

Cávado

2020-10-26 às 14h44

Redacção Redacção

Município de Esposende está a ultimar a aquisição da casa do escritor Manuel de Boaventura com vista à sua adaptação para casa-museu. Biblioteca Municipal já iniciou o levantamento do espólio da casa em Susão, Palmeira de Faro.

O Município de Esposende está a ultimar os procedimentos para aquisição da casa do escritor Manuel de Boaventura, localizada na freguesia de Palmeira de Faro, com vista à adaptação a Casa Museu.
Em diversos momentos, o município esposendense prestou homenagem a Manuel de Boaventura, atribuindo o seu nome à Biblioteca Municipal, além do trabalho de divulgação da sua obra literária, através da criação do Prémio Literário com o seu nome e reeditando a sua obra literária, já com quatro títulos publicados.

No contexto desta política cultura, a autarquia atribui relevância à doação da biblioteca particular e do arquivo pessoal do escritor, pela família de Manuel Boaventura.
A Biblioteca Municipal iniciou já o levantamento do espólio da sua casa, em Susão, Palmeira de Faro, constituído por manuscritos, correspondência, desenhos, fotografias e outros documentos avulsos, que irá ser alvo de higienização e tratamento documental pelos serviços técnicos.

Para dar início ao levantamento deste espólio, a vereadora da Cultura, Angélica Cruz, visitou a Casa de Susão, onde foi recebida pelo neto do escritor, João Armando Boaventura e Silva, ocasião que serviu para acertar os últimos pormenores do processo de constituição da Casa Museu.
Manuel Joaquim de Boaventura nasceu a 15 de Agosto de 1885, na freguesia de Vila Chã, em Esposende, e faleceu a 25 de Abril de 1973, vítima de um acidente de viação. Em 1906 e por casamento com D. Ana da Conceição de Azevedo fixou residência no lugar de Susão, em Palmeira de Faro, Esposende, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos e uma notável colaboração jornalística nas principais revistas e jornais nacionais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho