Campismo regista crescimento de 10%
2025-06-21 às 16h31
Uma actividade cultural assinalou o centenário do Farol de Esposende, enfatizando a ligação do guia dos navegantes à comunidade.
O Centenário do Farol de Esposende foi assinalado com uma actividade cultural decorrente da parceria entre o Município e o Museu Marítimo de Esposende que pretende enfatizar a ligação do guia dos navegantes à comunidade e à própria definição da paisagem local.
A cerimónia contou com as conferências proferidas pelo faroleiro-chefe aposentado Armindo Nogueira da Silva (que prestou serviço no farol de Esposende entre 1986 e 1990) e pelo capitão-de-mar-e-guerra, Pedro Miranda de Castro, director de Faróis.
Rui Losa, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Esposende, assinalou a “referência incontornável que é o farol na paisagem de Esposende, sendo um marco para a comunidade. A construção de um farol em Esposende foi um gesto de compromisso com aqueles que trabalham no mar, mas também um sinal de que Esposende sempre soube olhar para o futuro”.
Aludindo ao projecto da Câmara Municipal de Esposende para o Forte S. João Baptista que permitirá conferir outro enquadramento ao farol e alicerçar estudos a ele associados, Rui Losa reafirmou o compromisso de “preservar o património cultural marítimo e desenvolver acções que levem este património ao conhecimento da população”.
Fernando Ferreira, director do Museu Marítimo de Esposende, enalteceu todo o papel dos inúmeros faroleiros que prestaram serviço neste equipamento e que “criaram laços com a comunidade local”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário