Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Celorico de Basto reviveu entrega de foral por D. Manuel
Café Intercultural explora partilha de experiências através da música

Celorico de Basto reviveu entrega de foral por D. Manuel

Ricardo Rio abordou estratégia de neutralidade carbónica de Braga até 2030 na Nordic Edge Expo

Celorico de Basto reviveu entrega de foral por D. Manuel

Vale do Ave

2010-03-31 às 06h00

Redacção Redacção

Celorico de Basto reviveu o acto histórico da entrega do foral durante o reinado de D. Manuel. A data foi assinalada com conferências, música, teatro e exposições.

A iniciativa teve por ponto alto a entrega do foral pelo rei D. Manuel I ao presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva. Este acto solene realizou-se, no dia 27 de Março, através de uma encenação protagonizada pelos alunos e professores do agrupamento de Escolas de Gandarela. A noite pautou pela animação.

A peça, sustentada na leitura do ‘Auto de Entrega do Foral’, envolveu dezenas de figurantes que retrataram a época, referenciaram alguns dados históricos relevantes e encenaram a entrega do documento, por D. Manuel I ao actual representante do concelho, o presidente da câmara. No final da peça cantou-se a marcha de Celorico, da autoria do Dr. João Marinho de Lemos.

O programa de comemorações teve início no dia 23 de Março, com a abertura de uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos três agrupamentos de escolas intitulada “O Foral”. A mostra está patente na Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A abertura contou também com a actuação musical da Cooperartes. Durante os dias, 23, 24, 25 e 26 decorreram várias conferências nas escolas do concelho, permitindo, assim um conhecimento mais aprofundado do foral de Celorico de Basto.

O dia 26 ficou marcado pela conferência realizada no auditório da Quinta do Prado, moderada por Albertino Mota e Silva.
Francisco Ribeiro, autor de uma tese de doutoramento sobre o Foral de Celorico de Basto, apresentou a onomástica do foral do concelho, dando a conhe-cer os nomes antigos, a origem de alguns nomes do concelho, das terras, dos lugares.

Deixa o teu comentário

Últimas Vale do Ave

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho