Viana do Castelo: reconversão de antiga escola em creche fica concluída este ano
2025-02-08 às 13h00
O Hospital Valentim Ribeiro, em Esposende, vai acolher o Centro de Atendimento Clínico para situações agudas de menor complexidade e urgência. O CAC entra hoje em funcionamento.
Um Centro de Atendimento Clínico (CAC) para situações agudas de menor complexidade e urgência clínica entra hoje em funcionamento no Hospital Valentim Ribeiro, em Esposende. O CAC resulta de um acordo de cooperação celebrado entre a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) e a Santa Casa da Misericórdia de Esposende.
Em comunicado enviado à comunicação social, a ULSBE refere que o este novo serviço tem como objectivo “disponibilizar alternativas de atendimento a doentes classificados como não urgentes (cor azul) e pouco urgentes (cor verde), permitindo uma resposta mais célere e adequada às suas necessidades de saúde”.
O CAC deverá funcionar de segunda-feira a sábado, entre as 8 horas e as 20 horas, com a disponibilização de 14 vagas diárias para atendimento. “Numa primeira fase, o serviço funcionará exclusivamente ao sábado, com possibilidade de expansão progressiva de acordo com a procura e as necessidades identificadas”, é referido na nota de imprensa.
A ULSBE explica que os utentes poderão ser encaminhados para o CAC através do SNS24 e/ou do Serviço de Urgência da ULSBE, mediante agendamento prévio, num modelo semelhante ao do projecto ‘Ligue Antes, Salve Vidas’. “Esta abordagem visa optimizar os recursos de saúde disponíveis e reduzir a afluência às urgências hospitalares”, completa.
18 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário