Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Centro Qualifica de Famalicão com metas e financiamento assegurados
Ribeirão Futebol Clube com balneários renovados

Centro Qualifica de Famalicão com metas e financiamento assegurados

Marco Torres é aposta para o futuro

Centro Qualifica de Famalicão com metas e financiamento assegurados

Vale do Ave

2021-05-15 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Está garantida a continuidade da estrutura em Famalicão. O objectivo é acompanhar mais 2.200 pessoas nos próximos dois anos do projectos.

Está garantida a continuidade do funcionamento do Centro Qualifica de Famalicão para um novo biénio. Esta estrutura, promovida autarquia de Famalicão em articulação muito próxima com todas as entidades da Rede Local de Educação e Formação, já acompanhou mais de 5.500 adultos desde 2017 e tem como meta fazer o acompanhamento de mais 2.200 pessoas nos próximos dois anos. Está previsto um orçamento global de cerca de 450 mil euros, 85% do financiamento garantido pelo Fundo Social Europeu e 15% da autarquia. A operação do Centro Qualifica de Famalicão é cofinanciada pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano, do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.

A qualificação dos recursos humanos é uma das maiores garantias para o sucesso dos negócios. O capital humano assume-se, cada vez mais, como um factor diferenciador e de elevado valor acrescentado. Trabalhadores motivados, com formação actualizada e orientada para as necessidades das empresas, são um factor decisivo para a sua competitividade.
É com este propósito que o Centro Qualifica de Famalicão tem actuado junto de milhares de adultos, permitindo aumentar os níveis de escolaridade e melhorar a empregabilidade dos activos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

Esta estrutura que atua em estreita articulação com todas as entidades da Rede Local de Educação e Formação, reconhecido a nível nacional, vai continuar no próximo biénio a desenvolver a sua actividade com a recente aprovação da candidatura pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH) e pelo Fundo Social Europeu.
Esta é uma aposta sempre renovada, pelo que o Centro Qualifica de Famalicão continua a desenvolver a sua actividade, nomeadamente no apoio especializado, na orientação e no encaminhamento para formação qualificante ou no desenvolvimento e certificação dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e profissionais, no sentido de assegurar a resposta adequada aos adultos que pretendem aumentar os níveis de qualificação.

O universo de activos apoiados pelo Centro Qualifica de Famalicão tem vindo a crescer sustentadamente. Entre Março de 2017 e Setembro de 2018, foram acompanhadas 1500 pessoas e o investimento foi de cerca de 300 mil euros (85% do Fundo Social Europeu e 15% da autarquia). De Outubro de 2018 a Dezembro de 2020, na mesma lógica de financiamento 85%/15%, foram aplicados quase 430 mil euros no acompanhamento de 2.025 pessoas.
O Programa Qualifica visa reaproximar Portugal das metas de convergência em matéria de aprendizagem ao longo da vida com a média dos países da União Europeia, dando um novo impulso à mobilização da população adulta na procura de qualificações. Recorde-se o Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, que propõe um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu, nomeadamente a taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia, pelo menos 60% dos adultos devem participar anualmente em formação e a redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.
O grande desafio colocado é que os cidadãos aproveitem esta fase para aumentar a escolaridade e preparar-se para os tempos futuros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho