Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Centurium: Uma mais-valia para todos os alunos
Um ano de comemorações do universo camiliano

Centurium: Uma mais-valia para todos os alunos

Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Centurium: Uma mais-valia para todos os alunos

As Nossas Escolas

2020-06-19 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Segundo dia da 11.ª edição do Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, versão digital, foi dedicado ao jogo do soldado. Alunos de duas escolas do concelho de Lousada conquistaram o pódio dos 2.º e 3.º ciclos.

Citação

O jogo do soldado foi ‘rei’ no segundo dia da 11.ª edição do Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, a decorrer em formato digital. Alunos de duas escolas do concelho de Lousada conquistaram ontem o pódio nos 2.º e 3.º ciclos.
Marta Rocha é professora de Matemática na EB2,3 de Caíde de Rei, em Lousada, e ontem os alunos do 9.º ano mostraram o empenho e a dedicação que têm dado ao Centurium - programa educativo. Este ano, participa com 12 alunos, do 9.º ano.

O projecto chegou à escola já lá vão três anos pelas mãos do professor Paulo Morais, mentor do Centurium, quando deu lá aulas de Matemática. Depois de sair da escola para se ‘entregar de corpo e alma’ ao programa educativo, o Centurium continuou a ‘dar cartas’ na escola. “Fomos duas vezes à final a Braga e conseguimos conquistar o pódio”, contou a professora, valorizando o papel do Centurium para os alunos. “A base dos jogos assenta no raciocínio e na concentração e isso acaba por envolver os alunos que têm mais dificuldades a Matemática a sentirem que afinal não são tão maus alunos”, sublinhou.

Também Maria João Garcez, professora de Matemática do Colégio S. José de Bairros, em Lousada, estava “feliz” com a participação dos alunos. Ligada há alguns anos ao Centurium, a professora destacou que “há bons alunos a Matemática que não são tão bons jogadores como alunos que não gostam muito da disciplina”. A professora destacou ainda a “interdisciplinaridade enorme” que este projecto promove.

Municípios estão a acrescentar valor

Tudo começou em Braga já lá vão 10 anos. Mas depressa o Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro se transformou em Centurium -programa educativo e mais rápido ainda derrubou fronteiras territoriais, chegando hoje a escolas de todo o país. “Braga é um caso de sucesso com um programa educativo explicável em toda a malha das vias romanas”, começou por aplaudir o mentor do projecto, Paulo Morais, aplaudindo o facto dos municípios estarem “a acrescentar valor ao entrar nas práticas da escola em espaços civis”.
As cidades educadoras, “nos contextos educativos que procuram inovar e envolver as suas comunidades, têm gerado comunidades de aprendizagem, onde a escola integra o centro de acção”, referiu ainda o também professor de Matemática.

E por falar em municípios foram vários aqueles que se juntaram ao Centurium nos últimos anos. A mais recente ‘conquista’ foi a Câmara Municipal de Gondomar e a vereadora da Educação, Aurora Vieira, fez ontem a sessão de boas-vindas do segundo dia da 11.ª edição do Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro.
“Há muito tempo que o município queria disponibilizar este jogo e ferramenta aos alunos, mas não foi fácil. Demorou algum tempo e chegou numa conjuntura bastante desafiante”, sublinhou a vereadora, evidenciando que só demonstra que “a escola foi a organização que melhor se adaptou às circunstâncias e de forma mais rápida”.
Ao município, continuou Aurora Vieira, “compete criar mecanismo e disponibilizar ferramentas para a aprendizagem” e o Centurium”é disso bom exemplo”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho