Póvoa de Lanhoso: desfile de Marchas Populares Terra do Ouro vai juntar cerca de 400 participantes
2025-05-16 às 06h00
Campanha Pirilampo Mágico decorre até 1 de Junho. A 31 de Maio, a CERCI?Braga realiza mais uma ‘Caminhada Solidária’. Receita a angariar vai ajudar a erguer lar residencial para pessoas com deficiência.
A CERCI Braga - Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos realiza dia 31 de Maio, na Avenida Central, a Caminhada Mágica 25, evento incluído na campanha Pirilampo Mágico, cuja receita visa sustentar projectos que a instituição tem em perspectiva de concretizar, nomeadamente um lar residencial para pessoas com deficiência.
Ontem, na apresentação da XI Caminhada Mágica, a presidente da CERCI Braga, Vera Vaz, destacou que o lar residencial, com capacidade para 30 utentes, é o grande desafio que esta instituição de solidariedade social tem nesta altura, constituindo a receita a angariar com a venda do Pirilampo Mágico e as inscrições da Caminhada Mágica um contributo para um projecto orçado em mais de três milhões de euros, que aguarda por finan-ciamento público ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
A presidente da CERCI Braga sublinhou a carência que existe no concelho ao nível das estruturas residenciais para pessoas com deficiência, que não chegam a 80 vagas, enquanto que um concelho de menor dimensão como Póvoa de Lanhoso dispõe de 86 camas.
Enquanto aguarda pela abertura de avisos de candidatura no âmbito do PARES, a CERCI Braga está a negociar a aquisição do terreno para a implantação do lar, numa freguesia próxima da cidade de Braga.
Vera Vaz referiu também o propósito de “estruturar uma resposta de apoio domiciliário especializado” para pessoas com deficiência.
A Caminhada Mágica de 31 de Maio será o culminar da Campanha Pirilampo Mágico, que arrancou a 9 de Maio e encerra a 1 de Junho.
Com o apoio de várias empresas e do Município de Braga, a Caminhada Mágica decorrerá a partir das 20 horas, podendo ser feitas já as inscrições com um custo de cinco euros.
A campanha Pirilampo Mágico de 2024 rendeu à CERCI Braga 26 mil euros.
Na apresentação da Caminhada Solidária, o vereador da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, enfatizou “o apoio do Município a esta causa” e a relevância dos desafios da CERCI, nomeadamente o de criar um lar residencial para pessoas idosas, dada a carência desta resposta social no concelho.
Maria Teresa Soares, gestora de restaurantes Macdonal’s em Braga, justificou a adesão à campa Pirilampo Mágico, mas também a integração de pessoas com necessidades especiais na empresa, como o é caso de Augusto, a trabalhar na unidade de Maximinos desta cadeia alimentar há seis anos.
A viver com mãe idosa, Augusto é, segundo a presidente da CERCI Braga, um dos potenciais candidatos a usufruir do futuro lar residencial.
As empresas Torrestir, Sodigás, Idryl e Cachapuz são outras que a assumem a responsabilidade social de apoiar a Caminhada Mágica e a actividade regular da CERCI Braga.
19 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário