Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
CERCI: Décimo aniversário celebrado com uma actividade por mês
“O favoritismo é 50/50”

CERCI: Décimo aniversário celebrado com uma actividade por mês

Caminha: Detido por posse ilegal de arma

CERCI: Décimo aniversário celebrado  com uma actividade por mês

Braga

2021-01-27 às 07h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Um livro infantil, uma edição exclusiva e limitada da Senhora do Leite e uma exposição fotográfica são apenas algumas das iniciativas agendadas para se celebrar o aniversário da CERCI.

Citação

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.”
Machado de Assis

“Parabéns à nossa CERCI que sempre tão bem nos trata. Foram 10 anos de amor e, por isso, estou tão grata”. As palavras de Cláudia Raimundo, uma das 30 utentes da CERCI Braga, dizem muito dos 10 anos que a instituição celebrou ontem. Longe de ser o dia de festa sonhado, a presidente da cooperativa, Vera Vaz, adiantou que o aniversário será celebrado com uma actividade por mês. Um livro infantil, uma edição exclusiva e limitada da Senhora do Leite e uma exposição fotográfica são apenas algumas das iniciativas agendadas.
“Gostávamos de celebrar o 10.º aniversário pelo menos com os nossos utentes e família, uma celebração pequena, mas nem isso conseguimos, com o confinamento é cada um em sua casa”, lamentou a presidente, adiantando que o dia de ontem foi festejado no digital com a partilha de inúmeras mensagens de personalidades e responsáveis de instituições da cidade, bem como os testemunhos de utentes, familiares e voluntários.
A Senhora do Leite já é “um símbolo da instituição e da cidade” e, por isso, vai ser lançada, a propósito do 10.º aniversário, uma edição exclusiva e limitada. “Tem tido muita receptividade das pessoas e achamos que seria interessante fazer uma edição exclusiva e limitada, poucas peças para colecção”, justificou Vera Vaz, acreditando que até Abril esteja o processo concluído. “Estamos a tratar disto com a designer e terá algumas limitações de acordo com o material utilizado”, explicou ainda a presidente, que conta ter a peça à venda em vários locais da cidade “dependendo da evolução da pandemia”.
Outra das acções inseridas no 10.º aniversário é ‘A Loja dos Brinquedos’, um livro infantil em torno do “super poder da diferença” e da necessidade de se olhar para a diversidade com entusiasmo. O livro já foi lançado antes do Natal e seria agora apresentado. “Este livro foca na inclusão e pretende ser um instrumento de trabalho quer no seio das famílias quer em contexto de jardim-de-infância e 1.º ciclo”, assegurou a presidente, esperando envolver a comunidade à volta desta temática, tendo como objectivo ainda angariar fundos, já que o ano passado a instituição “perdeu muita receita extraordinária que é o que permite avançar com projectos”.
Neste momento, estão a ser preparados materiais presenciais e digitais para depois, quando for possível, trabalhar junto das escolas. “Estamos disponíveis para ir às escolas com uma contadora de histórias e os nossos clientes e envolver as crianças nesta temática”, adiantou Vera Vaz, informando que o livro já está à venda on-line, esperando-se que depois do confinamento seja possível estar à venda em vários locais da cidade.
A CERCI Braga tem ainda programada uma exposição fotográfica para o final do ano. “Temos algumas iniciativas abertas a todos, prevendo-se que no final do ano já esteja a situação mais calma e aí possamos ter iniciativas abertas ao público e que as pessoas possam assistir”, evidenciou.
Os tempos não têm sido fáceis e Vera Vaz confidenciou que a residência autónoma que a instituição tem a funcionar só teve financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação até De- zembro passado. “Estamos a dar continuidade com meios próprios, tendo que assegurar alimentação e cuidados 24 horas por dia sem ter apoio financeiro. Mas tudo se faz e acredito que vamos conseguir os apoios necessários”, referiu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho