Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Cerâmica portuguesa invade Parlamento Europeu
“Estou muito orgulhoso por estas festas”

Cerâmica portuguesa invade Parlamento Europeu

Viana do Castelo aprova abertura de Concurso de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados

Cerâmica portuguesa  invade Parlamento Europeu

Economia

2025-06-06 às 12h31

Redacção Redacção

23 peças representativas de outros tantos municípios portuguesas estão em mostra em Bruxelas. O eurodeputado Hélder Sousa Silva é padrinho desta iniciativa.

Citação

Da olaria ao figurado, são 23 obras de arte que dão a conhecer aos europeus a expressão cultural da cerâmica portuguesa. O barro que as mãos dos artesãos transformam em figuras do quotidiano, utensílios, peças decorativas ou figuras do imaginário, é trabalhado ao vivo no terceiro piso do Parlamento Europeu, pelos artesãos José Luís Pires e Fernando Russo, oriundos de Mafra e Barcelos, respectivamente.
Na sessão de abertura, o eurodeputado Hélder Sousa Silva, membro da Comissão da Cultura e da Educação (CULT) do Parlamento Europeu, explicou que “apesar de um país pequeno, Portugal é, actualmente, o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa”, pelo que esta exposição “é apenas uma pequena mostra da variedade e diversidade de formas cerâmicas existentes no nosso país, e é também uma forma de celebramos a arte e a cultura portuguesas”. Nas palavras do eurodeputado, “a olaria e arte cerâmica possuem uma herança e um património que são indissociáveis da arte, da cultura e da identidade portuguesas”.

O embaixador de Portugal na Bélgica, Pedro Cabral, presidiu à inauguração e classificou-a como “uma iniciativa louvável do eurodeputado Hélder Sousa Silva, que reforça a presença e identidade de Portugal no panorama europeu”. Segundo o embaixador, “a promoção do artesanato português no contexto internacional é essencial para valorizar uma tradição secular, enaltecendo a excelência dos artesãos nacionais e afirmando o papel singular que este saber-fazer ocupa num mundo cultural em constante evolução”.
A cerâmica como expressão das vivências e das necessidades da vida dos portugueses, quer como elemento essencial do quotidiano das populações desde a origem da nacionalidade, na construção das suas habitações e de objetos de uso, bem como à expressão do seu culto religioso ou às formas artísticas mais sublimes ou ingénuas, esteve sempre presente no dia a dia do nosso país. É essa expressão artís- tica que o eurodeputado Hélder Sousa Silva quer dar a conhecer aos 27 Estados-membros da União Europeia, assim como os diferentes tipos de cerâmica que possuímos, cada um com características e aplicações específicas, como o barro, o grés, a porcelana e a terracota.

A exposição ‘Portugal Cerâmico’ é da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), criada em Mafra, em 2018, com o propósito de valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico português. Actualmente, a APTCVC é constituída por 31 municípios, que abrangem um vasto território nacional de notória actividade cerâmica, que vai da ancestral e singela produção oleira artesanal, passando pelas louças decorativas e delicadas porcelanas, à contemporânea cerâmica de autor. Desde finais de 2021, a APTCVC integra uma das mais importantes plataformas da cerâmica mundial, o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas, totalizando qua- se 150 de cidades cerâmicas.
Ao vivo, a trabalhar o barro no espaço da exposição, estão os ceramistas José Luís Silva Pires, oriundo de Mafra, dedica-se à cerâmica figurativa, criando, sobretudo presépios, o Santo António e a Nossa Senhora do Ó; e Fernando Russo, de Barcelos, conhecido pelas suas representações de Cristo, mas que nesta mostra traz um imponente ouriço.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho