Viana do Castelo aprova abertura de Concurso de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados
2025-06-06 às 12h31
23 peças representativas de outros tantos municípios portuguesas estão em mostra em Bruxelas. O eurodeputado Hélder Sousa Silva é padrinho desta iniciativa.
Da olaria ao figurado, são 23 obras de arte que dão a conhecer aos europeus a expressão cultural da cerâmica portuguesa. O barro que as mãos dos artesãos transformam em figuras do quotidiano, utensílios, peças decorativas ou figuras do imaginário, é trabalhado ao vivo no terceiro piso do Parlamento Europeu, pelos artesãos José Luís Pires e Fernando Russo, oriundos de Mafra e Barcelos, respectivamente.
Na sessão de abertura, o eurodeputado Hélder Sousa Silva, membro da Comissão da Cultura e da Educação (CULT) do Parlamento Europeu, explicou que “apesar de um país pequeno, Portugal é, actualmente, o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa”, pelo que esta exposição “é apenas uma pequena mostra da variedade e diversidade de formas cerâmicas existentes no nosso país, e é também uma forma de celebramos a arte e a cultura portuguesas”. Nas palavras do eurodeputado, “a olaria e arte cerâmica possuem uma herança e um património que são indissociáveis da arte, da cultura e da identidade portuguesas”.
O embaixador de Portugal na Bélgica, Pedro Cabral, presidiu à inauguração e classificou-a como “uma iniciativa louvável do eurodeputado Hélder Sousa Silva, que reforça a presença e identidade de Portugal no panorama europeu”. Segundo o embaixador, “a promoção do artesanato português no contexto internacional é essencial para valorizar uma tradição secular, enaltecendo a excelência dos artesãos nacionais e afirmando o papel singular que este saber-fazer ocupa num mundo cultural em constante evolução”.
A cerâmica como expressão das vivências e das necessidades da vida dos portugueses, quer como elemento essencial do quotidiano das populações desde a origem da nacionalidade, na construção das suas habitações e de objetos de uso, bem como à expressão do seu culto religioso ou às formas artísticas mais sublimes ou ingénuas, esteve sempre presente no dia a dia do nosso país. É essa expressão artís- tica que o eurodeputado Hélder Sousa Silva quer dar a conhecer aos 27 Estados-membros da União Europeia, assim como os diferentes tipos de cerâmica que possuímos, cada um com características e aplicações específicas, como o barro, o grés, a porcelana e a terracota.
A exposição ‘Portugal Cerâmico’ é da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), criada em Mafra, em 2018, com o propósito de valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico português. Actualmente, a APTCVC é constituída por 31 municípios, que abrangem um vasto território nacional de notória actividade cerâmica, que vai da ancestral e singela produção oleira artesanal, passando pelas louças decorativas e delicadas porcelanas, à contemporânea cerâmica de autor. Desde finais de 2021, a APTCVC integra uma das mais importantes plataformas da cerâmica mundial, o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas, totalizando qua- se 150 de cidades cerâmicas.
Ao vivo, a trabalhar o barro no espaço da exposição, estão os ceramistas José Luís Silva Pires, oriundo de Mafra, dedica-se à cerâmica figurativa, criando, sobretudo presépios, o Santo António e a Nossa Senhora do Ó; e Fernando Russo, de Barcelos, conhecido pelas suas representações de Cristo, mas que nesta mostra traz um imponente ouriço.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário