Correio do Minho

Braga,

- +
CIAB homenageia juiz José Marques
João Pedro Sousa: “Somos melhor equipa que há um mês”

CIAB homenageia juiz José Marques

Alunos promovem a inovação na cozinha tradicional no Mercado Municipal

CIAB homenageia juiz José Marques

Economia

2023-09-20 às 14h13

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

CIAB homenageou o seu primeiro juiz-árbitro, o jubilado José Marques, que dá agora nome à sala de audiências deste Tribunal do Consumo.

Citação

A sala de audiências do CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo foi pequena para acolher todos aqueles que se quiseram associar à homenagem ao juiz jubilado José Marques, o primeiro juiz-árbitro do CIAB, que ali exerceu funções entre 2019 e 2003.
Nesta “singela homenagem”, a sala de audiências do CIAB foi baptizada com o nome Dr. José Marques, um “momento marcante” na vida deste juiz que a 3 de Abril celebrou 100 anos, como o próprio o confessou.
“A atribuição do meu nome a esta sala de audiências é um facto importante da minha carreira e da minha ligação a Braga, a cidade onde partilhei a maior parte da minha vida com a minha esposa, Maria do Céu, cuja memória quero juntar a nós”, referiu o homenageado perante familiares e amigos, mas também outras personalidades de diferentes áreas da sociedade que lhe quiseram prestar homenagem, entre as quais os dois juízes-árbitros que lhe sucederam, João Fernando Magalhães e César Teles.
“Estou muito feliz por estar aqui convosco, neste momento tão bonito. É uma iniciativa de enorme simbolismo e de gratidão que muito me honra, mas que sinceramente não sei se mereço”, referiu o homenageado, agradecendo a “amabilidade, reconhecimento e disponibilida- de que Fernando Viana e a sua equipa” sempre tiveram para com ele.
Precisamente o director do CIAB, Fernando Viana, lembrou que José Marques “desempenhou um papel fundamental” numa altura em que ainda não havia a tradição da arbitragem no país. “Sabendo que a decisão de um conflito de consumo era de um juiz de direito, ninguém duvidava da imparcialidade, independência e competência técnica de quem estava a decidir”, referiu.
Actualmente o CIAB conta com dez juízes-árbitros, entre os quais José Miguel Gonçalves que com 30 anos é o mais jovem do país. Em 1997, o CIAB lidou com 67 processos. No ano passado com 1603.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho