Pablo assina em definitivo até 2029
2025-05-23 às 06h00
Uma experiência única foi vivida no restaurante O Gato do Rio, casa onde a gastronomia e as artes performativas se cruzaram no âmbito dos Jantares Teatrais promovidos pela AEB.
Começou como um tradicional jantar com a degustação de sabores locais harmonizados com um bom vinho, quando de súbito as vozes se levantam e a sala de jantar se transforma num palco singular onde a arte performativa ganha vida. O primeiro Jantar Teatral promovido pela Associação Empresarial de Braga (AEB), no âmbito da Braga Capital Portuguesa da Cultura, teve lugar no restaurante O Gato do Rio, traduzindo-se numa harmonização perfeita entre gastronomia e a expressão artística.
A proposta dos Jantares Teatrais passa por “oferecer uma experiência única que combina sabores locais e expressões artísticas, convidando bracarenses e visitantes a desfrutar da cultura de uma forma inovadora e envolvente”. Nas palavras de António Barroso, da AEB, o “objectivo é criar experiências distintas na restauração. Temos apostado na criação de momentos diferenciadores, promovendo a atractividade dos espaços e cativando a atenção de novos clientes. Há um mote que temos vindo a trabalhar que é a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, daí juntar esta vertente artística ao sector da restauração”.
Este ciclo de Jantares Teatrais resulta de uma “parceria virtuosa” com a Tin.Bra - Academia de Teatro e desenrola-se ao longo de quatro noites especiais. A estreia aconteceu no restaurante O Gato do Rio, seguem-se agora o Camada (28 de Maio), Livraria (4 de Junho) e Alma D’Eça (18 de Junho).
António Barroso notou que neste ciclo “a própria peça acaba por se tornar num momento interessante de divulgação do espaço e dos vinhos da região. Há uma vertente de entretenimento que se conjuga com um jantar diferente, que nos traz conhecimento”.
A ideia é também motivar os empresários a apostarem nestas dinâmicas. “Queremos dar um impulso a algo que pode ser muito proveitoso tanto para os clientes, como para os empresários e artistas”, acrescentou António Barroso, adiantando desde já que a iniciativa deverá ter continuidade no futuro.
Mónica Santos, membro da produção e logística do Tin.Bra, revelou que o desafio foi lançado pela AEB no início do ano, tendo sido desde logo abraçado. “O teatro é uma mais-valia na divulgação cultural. Levar esta arte a espaço inusitados e surpreender os clientes destes espaços é uma experiência distinta, que prontamente acolhemos”, disse.
Dividida em quatro episódios, a peça foi criada tendo em conta “a história dos restaurantes e da sua envolvência. Estamos no Minho, território rico em vinhos e pratos bem típicos. Aproveitamos o espectáculo para salientar o melhor do Minho”, explicou.
Esta experiência gastronómica foi vivida no O Gato do Rio, restaurante centenário dedicado à gastronomia tradicional. Saboroso, aconchegante e absolutamente acolhedor.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário