Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Cidades de Braga e Lausanne de mãos dadas
Viana acolhe 1.º Open Ocean Surf Training

Cidades de Braga e Lausanne de mãos dadas

Teatro para Bebés contribui para reforço de laços afetivos

Cidades de Braga e Lausanne de mãos dadas

Braga

2019-09-15 às 11h00

Redacção Redacção

Cooperação com cidade suiça permite a realização de projectos conjuntos com vista à valorização dos dois territórios no contexto europeu.

A Câmara Municipal de Braga vai estabelecer laços de cooperação com a cidade de Lausanne, na Suiça. A garantia foi dada pelo presidente do município bracarense, Ricardo Rio, numa recente deslocação àquela cidade suiça.
“Foram factores pessoais, institucionais, científicos, económicos e desportivos que impulsionaram o estabelecimento de um novo patamar de cooperação entre as cidades de Braga e Lausanne, para o qual auguramos um enorme sucesso no futuro próximo”, revelou Ricardo Rio, apostando na implementação de projectos conjuntos que permitam afirmar os dois territórios como sendo dos espaços mais inovadores no contexto europeu.
No Cantão de Vaud, que integra a cidade de Lausanne, a comunidade portuguesa representa quase 13 por cento da população, entre os quais muitos cidadãos com fortes ligações a Braga e a esta Região. 
A comitiva bracarense incluiu ainda representantes do INL - Laboratório Internacional de nanotecnologia. Esta instituição em em curso diversos projectos de parceria com a prestigiada EPFL – Escola Politécnica Federal de Lausanne, uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas à escala global nas áreas das ciências e da tecnologia, com uma comunidade académica que agrega mais de 120 nacionalidades. 
Um exemplo destas parcerias foi o acordo recentemente celebrado entre o INL e a empresa suíça IPROVA que passou a juntar Braga (e o INL) às suas anteriores localizações em Londres, Cambridge, Califórnia e Tóquio, desde o passado mês de Julho, com vista ao desenvolvimento de projectos na área da inteligência artificial e “machine-learning”.     
O objetivo do INL e da Câmara Municipal de Braga é alargar este tipo de parcerias a outras empresas e ‘startups’ suíças, trazendo também fundos de capital de risco para investir em ‘startups’ de Braga ou do ecossistema da ‘Startup Braga’. 
Os autarca de Braga e de Lausanne (Grégoire Junod) mostraram-se empenhados em estabelecer ligações entre o polo de inovação de Lausanne na área do desporto, para que muito contribui o seu estatuto de cidade-sede do Comité Olímpico Internacional e de diversas Federações, com projectos de empreendedorismo na área do deporto e saúde a desenvolver na cidade de Braga. 
Nesta deslocação a Lausanne, Ricardo Rio teve também oportunidade de contactar com diversos membros da comunidade portuguesa, entre os quais os luso-eleitos Sandra Pernet e José Martinho. 
Em breve várias instituições de Lausanne devem visitar Braga.
O encontro contou com as presenças da presidente da Câmara de Comércio de Indústria e Serviços Suíça-Portugal, Marina-Prévost Mürier, e do Director Executivo para a Inovação do INL, Gary Heath. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.