Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
CIED Minho debate vantagens da Eurorregião
Assinado Auto de Consignação da Empreitada de 'Requalificação do Largo da Feira de Freixo' em Ponte de Lima

CIED Minho debate vantagens da Eurorregião

Guimarães aderiu ao compromisso ambiental da União Europeia “Green City Accord”

CIED Minho debate vantagens da Eurorregião

Cávado

2020-11-18 às 06h00

Redacção Redacção

Iniciativa decorre em formato online depois de amanhã, a partir das 15.30 horas, em parceria com o jornal Correio do Minho,a Rádio Antena Minho (106 FM) e o Europe Direct de Lugo (Espanha).

O Centro de Informação Europe Direct Minho (CIED Minho) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realiza depois de amanhã, sexta-feira, uma sessão dedicada às Eurorregiões. O encontro tem como tema ‘Multilateralismo e as Eurorregiões: que futuro?’ e tem transmissão ‘on line’ e na rádio Antena Minho, a partir das 15.30 horas. O evento é feito em parceria com o jornal ‘Correio do Minho, a Rádio Antena Minho e o Europe Direct de Lugo Espanha. A página da rádio Antena Minho e o Centro de Informação Europe Direct Lugo farão também transmissão da actividade. Os oradores são Ricardo Ferreira (coordenador Border Focal Point da Comissão Europeia), Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga e Presidente do Eixo Atlântico), e ainda Lara Mendez (Alcadesa de Lugo e Vice-Presidente do Eixo Atlântico). O debate é moderado por Paulo Monteiro, director da rádio Antena Minho e do jornal Correio do Minho. O público pode colocar questões através do chat das redes sociais

Demonstrar as vantagens de vivermos numa Europa sem fronteiras internas, em que ambas as partes trabalham em conjunto para potenciar os pontos fortes da Eurorregião Minho-Galiza, é um dos objectivos do encontro. Outro, é dar voz dar voz aos cidadãos da região do Minho e promover uma maior participação cívica em actividades relacionadas com o processo de construção da União Europeia.
As proximidades linguísticas e geográficas entre o Norte de Portugal e a Galiza têm contribuído para construir uma Eurorregião forte e assente nos valores europeus e nas respectivas liberdades fundamentais, ao lon- go dos últimos 30 anos.

O CIED Minho considera que o próximo ano será de desafios mais complexos e o início de um novo quadro financeiro plurianual representa uma oportunidade imprescindível para aumentar as sinergias entre ambas as partes. “Estamos perante a única área de cooperação luso-espanhola que está dotada de instrumentos comuns de planeamento, que se revelaram imprescindíveis para que esta Eurorregião seja considerada, por muitos, como um dos projestos de referência nesta área”, considera o CIED Minho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho