Central Rafael Alcobia junta-se ao Vitória SC B
2025-07-03 às 19h30
A visita ao Alto Minho decorreu no âmbito do projecto FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com o Governo de Angola.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) recebeu esta semana, no edifício da Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma delegação angolana composta por três vice-governadores das províncias da Huíla, Cunene e Namibe.
A agenda da visita incluiu uma reunião com representantes da CIM Alto Minho, onde foi apresentado o funcionamento das comunidades intermunicipais em Portugal, bem como os principais projetos desenvolvidos na região na área da alimentação escolar e que contribuem para a promoção de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. A delegação visitou também a Escola da Facha, reconhecida pelas suas boas práticas no domínio da alimentação escolar.
Durante a sessão de trabalho, foram destacados vários projetos que integram a estratégia da CIM Alto Minho para promover sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e inclusivos. Entre eles, o projecto AlimentAÇÃO (PDR 2020), que promove a alimentação equilibrada e sustentável, a dieta mediterrânica e o combate o desperdício alimentar; o projeto CIBUS (Interreg Europe), focado na redução de perdas e desperdícios alimentares na Europa; o projecto FEAST (Horizonte Europa), que apoia a transição para práticas alimentares saudáveis e sustentáveis em contexto escolar; e o projeto AgroSocial (Interreg POCTEP), que dinamiza a economia social no sector agroalimentar transfronteiriço. Estiveram também presentes representantes de parceiros locais, como a ADRL e a ADRIMINHO.
Os vice-governadores manifestaram particular interesse em compreender o papel, o funcionamento e os desafios das entidades intermunicipais portuguesas, numa altura em que Angola discute a criação de estruturas semelhantes.
A visita constituiu uma oportunidade para promover os laços de cooperação entre as instituições presentes e evidenciou o compromisso comum com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a governação local baseada na partilha de boas práticas.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário