Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
CIM do Cávado debate gestão sustentável de recursos naturais
Câmara Municipal de Viana do Castelo adquire 15 autocarros elétricos para assumir serviço de transporte de passageiros urbano

CIM do Cávado debate gestão sustentável de recursos naturais

Colégio Alfacoop reconhece mérito e excelência de mais de 500 alunos

CIM do Cávado debate gestão sustentável de recursos naturais

Cávado

2025-02-15 às 12h30

Redacção Redacção

Inserido no projecto ‘Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resiliance’, a CIM do Cávado promoveu um workshop sobre soluções baseadas na natureza.

Citação

O desenvolvimento de uma estratégia de capacitação e resiliência climática para o rio Cávado foi abordada, recente- mente, em Vila Verde, no workshop ‘Soluções baseadas na Natureza (SbN) - boas práticas, desafios e soluções na gestão do território”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, no âmbito do projecto Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resiliance (NBRACER), financiado pelo programa Horizon Europe da Comissão Europeia.
O encontro abordou os efeitos decorrentes das alterações climáticas no desenvolvimento sustentável e na gestão do território.

Com este workshop pretendeu-se envolver vários parceiros europeus nas soluções de base natural para o aumento da resiliência às alterações climáticas, tendo em conta os desafios de gestão territorial, bem como potenciar as boas práticas de soluções de base natural relacionadas com a gestão da água, cheias e inundações e controlo de espécies invasoras.
A partilha de experiências e boas práticas das regiões demonstradoras NBRACER, bem como a inspiração das soluções de base natural na gestão da água na paisagem rural das regiões da Flandres (Bélgica) e Cantábria (Espanha) foram também alvo de atenção, através dos testemunhos dos parceiros do projecto, VITO e o Instituto de Hidráulica Ambiental da Universidade de Cantábria.

Os participantes do workshop visitaram a Ecovia Cávado e Homem, uma infraestrutura verde de valorização e conservação das margens dos rios Cávado e Homem e que incorpora soluções de base natural.
O troço da ecovia entre a Praia Fluvial do Faial e o Mirante foi referenciado como exemplo de recuperação das galerias ripícolas e da biodiversidade do ecossistema do Cávado, fortalecendo a resiliência climática e promovendo o desenvolvimento regional sustentável.
Com a participação no NBRACER deseja-se que o Cávado enquanto região replicadora, aprofunde as soluções de base na- tural, como contributo para o aumento da resiliência climática deste território.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho