Póvoa de Lanhoso: Serviços de saúde, segurança e socorro mantiveram-se activos
2025-03-17 às 10h14
Linha Vermelha do BRT já não vai atravessara meio o campus da Universidade do Minho. Traçado menos invasivo já foi consensualizado.
A reitoria da Universidade do Minho acordou há dias com a Câmara Municipal de Braga uma proposta de atravessamento do ‘campus’ de Gualtar linha vermelha do futuro sistema de trânsito rápido de autocarros (Bus Rapid Transit - BRT), depois da recusa de uma primeira solução considerada “excessivamente invasora”.
O novo desenho da linha vermelha do BRT, que ligará a Estação Ferrroviária ao Hospital de Braga, terá de atravessar o ‘campus’ universitário de Gualtar, pelo que a sua execução implica acordo com a Universidade do Minbo.
Na última reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, o reitor Rui Vieira de Castro deu conta das conversações que decorreram nos últimos dois meses com o Município, tendo em vista alterar uma primeira ideia de traçado da linha BRT no ‘campus’, a partir da rotunda dos Peões e que passaria junto ao Complexo Pedagógico 2 e Bairro do Sol, em direcção à rotunda próxima da Escola de Medicina.
Segundo o reitor, esta proposta de traçado seria “complicada”, já que criaria “uma ruptura muito forte entre duas partes do ‘campus’ e afectaria a circulação de pessoas e viaturas”.
Na véspera da última reunião do actual mandato do Conselho Geral, que se realizou na passada sexta-feira, 14 de Março, responsáveis da Universidade do Minho e do Município consensualizaram um novo desenho para a passagem do BRT no ‘campus’, aproveitando a Rua Nova de Gualtar e a Rua da Universidade.
Menos invasiva, a nova solução implicará, mesmo assim, a cedência de terrenos por parte da Universidade do Minho, nomeadamente nas traseiras do Edifício 10 do ‘campus’, onde funcionam os serviços administrativos, e na parte sul do desactivado campo de futebol de Gualtar.
O reitor informou os membros do Conselho Geral que está solução está “estabilizada”, mas que uma decisão sobre a cedência de terrenos para a implantação da futura linha de BRT terá de ser assumida com “sentido de grande emergência” pelo novo Conselho Geral, a eleger no dia 19 de Março
Uma vez que o projecto BRT terá de ser executado até Junho de 2026, dado ter financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o reitor entendeu fixar na acta da última reunião do actual Conselho Geral uma “primeira comunicação” sobre as conversações com o Município de Braga.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário