Correio do Minho

Braga,

- +
Câmara de Viana do Castelo aprova contas com taxa de execução superior a 84%
Ilustradora formada no IPCA representa Portugal em Feira Internacional

Câmara de Viana do Castelo aprova contas com taxa de execução superior a 84%

Município de Braga investe 2,5 milhões em refeições escolares e apoio à família

Câmara de Viana do Castelo aprova contas com taxa de execução superior a 84%

Alto Minho

2021-05-07 às 17h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Autarca vianense refere que ao nível da poupança corrente 2020 foi “um dos melhores anos de sempre”, apesar da pandemia e que o concelho é dos melhores executores de fundos comunitários.

Apesar de 2020 ter sido marcado pela situação pandémica, o executivo de Viana do Castelo refere que a execução orçamental da autarquia “foi boa” após a aprovação do relatório de Actividades e Prestação de Contas da câmara municipal e serviços municipalizados que apresenta uma taxa de execução de 84,2%.

“A situação de 2020 foi de profunda anormalidade na vida do município, do país e do mundo e, a partir de Março, deixamos de ter uma equivalente à de anos anterior, para passarmos a ter de dedicar muita atenção ao combate à pandemia de Covid-19. Apesar de todas as dificuldades, do ponto de vista da execução orçamental foi um ano bom”, assegurou José Maria Costa.

O edil indicou que a receita que consta do Relatório de Actividades e Prestação de Contas de 2020 “estabilizou”, atingindo valores “muito interessantes” de 70,4 milhões de euros. “Registamos uma ligeira redução do IMT, a derrama desceu ligeiramente, com 3,8 milhões de euros, o que significa que apesar da evolução económica do país, a economia local resistiu bem, o que tem a ver com o nosso ecossistema empresarial que é diversificado e não está dependente apenas de um sector”, explicou o autarca.

Em 2020 foi também alcançada uma “boa poupança corrente, com 11,1 milhões de euros para transferir para investimento”. José Maria Costa frisou que, “nos últimos 10 anos, 2020 foi um dos melhores anos de sempre neste capítulo, mesmo em situação pandémica”, explicando que o concelho de Viana do Castelo é um dos melhores executores de fundos comunitários da região Norte, sendo que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) é a segunda a nível nacional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho