Correio do Minho

Braga, sábado

Câmara de Viana do Castelo inaugura Galeria Dr. Francisco Sampaio
Município de Barcelos comparticipa fichas de trabalho do 1.º Ciclo

Câmara de Viana do Castelo inaugura Galeria Dr. Francisco Sampaio

Residência Artística de EcoArte encerra hoje

Alto Minho

2019-06-12 às 06h00

Redacção

Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou a Galeria Dr. Francisco Sampaio, no Museu do Traje, para homenagear o homem “que nos convoca para celebrarmos a nossa autenticidade”.

A Câmara de Viana do Castelo atribuiu o nome de Dr. Francisco Sampaio à galeria do piso 0 do Museu do Traje no dia em que esta figura incontornável do turismo, professor e etnógrafo completou 82 anos de vida.
A homenagem do Município aconteceu porque “este Museu do Traje tem muito da mão dele”, como referiu o presidente da Câmara, José Maria Costa.
Em comunicado, o autarquia recorda que “Francisco Sampaio foi um dos maiores impulsionadores da criação do Museu do Traje e é reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria da Agonia”.
Na sessão, José Maria Costa referiu mesmo que Francisco Sampaio, juntamente com Amadeu Costa e Francisco Cruz, ambos já falecidos, formavam “um trio fabuloso na organização das festas”.

Na cerimónia, que contou com a presença dos filhos do homenageado, José Maria Costa referiu que “celebra-se o perfume da vida do Dr. Francisco Sampaio e das instituições que ele perfumou com a sua sabedoria e conhecimento”, assegurando que o professor “nos convoca para celebrarmos a nossa autenticidade, a nossa identidade e aquilo que nos distingue”.
O edil apresentou ainda a reedição trilingue do livro ‘Romaria da Senhora d’Agonia’, redigida em português, inglês e francês, tendo em conta o crescimento do turismo em Viana do Castelo.

Anabela Sampaio, filha mais velha do homenageado, assumiu que o pai é “um espírito livre com um espírito de missão” e um homem “apaixonado pela região e pelas suas pessoas”.
Já a presidente da Vianafestas, Maria José Guerreiro, destacou a bondade, o entusiasmo e a generosidade do homem e do profissional com quem teve o “privilégio” de trabalhar. Na cerimónia participaram o vice-presidente do Turismo do Porto e Norte, a Confraria dos Gastrónomos do Minho e cerca de uma centena de pessoas, entre familiares, amigos e apreciadores do trabalho de Francisco Sampaio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.