PSD confirma 13 candidatos a Câmaras do Minho
2021-01-22 às 06h00
Veração vianense aprovou ontem um protocolo de cooperação financeira com os Serviços Municipalizados para garantir a higiene e limpeza urbana no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai transferir este ano para os Serviços Municipalizados 725 mil euros como compensação pela prestação de serviços de higiene urbana. O protocolo de colaboração financeira entre as duas entidades foi ontem aprovado em reunião de Câmara, com os votos favoráveis da maioria socialista e do PSD e a abstenção da CDU.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e administrador dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), Vítor Lemos, justificou a decisão com as orientações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que impedem que os serviços de higiene urbana sejam financiados através do tarifário da recolha de resíduos sólidos urbanos, principal fonte de rendimento dos SMVC desde que o abastecimento de água e de saneamento foi entregue à empresa ‘Águas do Alto Minho’.
O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, explicou que “com a saída do abastecimento de águas e saneamento” dos SMVC, a tarifa de resíduos sólidos só pode custear a recolha e o transporte dos mesmos para aterro sanitário.
Os 725 mil euros que a Câmara Municipal vai transferir em prestações mensais para os SMVC correspondem “ao levantamento dos custos das tarefas de higiene pública”, que incluem a limpeza do recinto da feira semanal e de zonas industriais, bem como a desobstrução de linhas de água, encargos que o executivo municipal entendeu não repercutir nos consumidores.
“Há municípios que taxam a higiene urbana, nós não”, declarou o presidente da Câmara Municipal, garantindo que a autarquia tem condições para acomodar esse custo no seu orçamento.
A vereadora comunista Cláudia Marinho considerou a transferência de 725 mil euros para os SMVC necessária porque esta entidade perdeu a receitas do serviço de água e saneamento para a ‘Águas do Alto Minho’.
A eleita da CDU só não votou contra a compensação financeira para não pôr em causa a situação dos trabalhadores dos SMVC.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário