Correio do Minho

Braga,

- +
Câmara quer revitalizar área envolvente ao Penedo da Lua
Estudo de investigadores da UMinho afirma que rácio entre orçamento e pontos afeta saídas dos treinadores de futebol

Câmara quer revitalizar área envolvente ao Penedo da Lua

Luís Montenegro reeleito presidente do PSD com 97,45% dos votos

Câmara quer revitalizar área envolvente ao Penedo da Lua

Vale do Ave

2024-08-08 às 17h00

Redacção Redacção

Autarquia quer transformar área localizada no Monte de Santa Catarina num espaço de observação e contemplação da natureza

Citação

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão quer valorizar a área envolvente ao Penedo da Lua, localizado no Monte de Santa Catarina, um dos pontos mais altos do concelho, transformando-o num espaço de observação e contemplação da natureza.

Trata-se de uma área com mais de 13 mil metros quadrados, situada junto à central solar fotovoltaica que se encontra a ser construída na União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, cuja celebração do contrato de comodato pelo período de 26 anos foi recentemente aprovada pelo executivo municipal.

O espaço foi ontem visitado pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que se fez acompanhar pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, e por alguns membros da associação ambientalista Famalicão em Transição, num encontro que resultou numa “excelente troca de ideias e contributos” para o futuro desta área, cujo projeto está a ser elaborado pela autarquia.

“Temos aqui um dos pontos mais altos do concelho (…) um espaço que pode ser aproveitado como miradouro e até como laboratório de estudo e investigação para se perceber o impacto das energias renováveis na conservação da biodiversidade”, apontou a propósito o edil que explicou que o objetivo é que os famalicenses possam usufruir de um espaço com características muito próprias e diferenciadoras.

O porta-voz da associação ambientalista, Gil Pereira, acrescentou mesmo que “no concelho há poucas áreas deste género”, explicando que, embora a regeneração natural possa ser mais demorada, é a opção que pode garantir uma melhor preservação da biodiversidade.

A criação da floresta municipal, conceito que tem sido muito defendido por Mário Passos, foi outros dos assuntos abordados no encontro desta quinta-feira. O autarca lembrou que a floresta municipal é importante para a valorização e preservação da floresta no concelho e desafiou a associação a colaborar com a autarquia na concretização deste objetivo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho