Carlos Vicens: “quero ajudar o clube, a equipa e os rapazes”
2025-06-13 às 06h00
No culminar da Semana Internacional dos Arquivos, o Arquivo Municipal de Braga e a Licenciatura de Design Audiovisual do IPCA apresentaram, ontem, o resultado do projecto ‘Documentários para Contar e Mudar e Mundo’.
Foi com a apresentação pública do projecto ‘Documentários para Contar e Mudar o Mundo’, desenvolvido pelos alunos do 1.º ano da licenciatura de Design Audiovisual da Escola Superior de Design do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, que encerrou ontem o programa com que o Arquivo Municipal de Braga assinalou a Semana Internacional dos Arquivos 2025.
No auditório da Escola Dr. Francisco Sanches, foram exibidos os oito documentários que incidem sobre o Arquivo Municipal, os seus serviços e fundos documentais.
A apresentação dos documentários integrou a iniciativa ‘Laboratório de Ideias – O Cinema Documental a partir de Fontes Históricas’, um encontro promovido pelo IPCA em parceria com o Arquivo Municipal de Braga, apresentado como “um espaço de pensamento sobre o cinema documental como prática crítica e criativa”.
Manuel Albino, director do Curso de Licenciatura em Design Audiovisual do IPCA, realçou que apesar do curto espaço de tempo que os alunos tiveram para trabalhar neste projecto (15 dias), “no final ficou um trabalho de qualidade” parabenizando os estudantes.
“Surpreende a todos o resultado de um trabalho feito em tão pouco tempo e com a complexidade que tem este cinema documental”, realçou Manuel Albino.
Já Jorge Pereira, director da Escola Superior de Design do IPCA, realçou a disponibilidade da escola para participar neste tipo de desafios. “Tenho a certeza que se abrem aqui novas avenidas de colaboração”, realçou.
Em representação do Município de Braga, Ana Ferreira, chefe de gabinete do presidente da Câmara, realçou que a missão do Arquivo Municipal estende-se à valorização e divulgação da memória colectiva.
“Este tipo de iniciativas permite aproximar a comunidade do nosso património documental”, afirmou Ana Ferreira, notando que “projectos como este só são possíveis graças ao envolvimento activo de parceiros como o IPCA e a comunidade educativa, com quem partilhamos o compromisso de tornar a cultura mais acessível e participativa”.
Ana Ferreira lembrou ainda que esta actividade também decorre no âmbito do MEMORAR - Programa de Mediação Cultural e Educativo do Arquivo Municipal e integra-se ainda nas atividades de inovação pedagógica desenvolvidas no contexto da FAPSA – Future and Advanced Pedagogical Skills Academy, da rede RUN-EU (Regional University Network – European University).
Após a exibição dos oito documentários, seguiu-se uma mesa redonda com a participação de Jorge Janeiro, sub-director-geral da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Martin Dale, realizador e docente dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho, e Margarida Pereira, professora Associada da ELACH/CEHUM. A moderação esteve a cargo de Daniel Maciel, da Associação Ao Norte e investigador nas áreas da antropologia visual e do património cultural.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário