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Braga, quinta-feira

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Colégio João Paulo II: Um Novo Capítulo de Estabilidade e Crescimento com a Entrada da IR Capital 
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Colégio João Paulo II: Um Novo Capítulo de Estabilidade e Crescimento com a Entrada da IR Capital 

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Colégio João Paulo II: Um Novo Capítulo de Estabilidade e Crescimento com a Entrada da IR Capital 

Economia

2025-05-05 às 06h00

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O Colégio João Paulo II, reconhecido pela excelência educativa em Braga, inicia um novo capítulo com a entrada do fundo de investimento, IR-Capital. Mais do que um simples reforço financeiro, esta parceria representa uma aposta na continuidade e no crescimento sustentado do projeto educativo da instituição, garantindo que a qualidade e os valores que sempre a distinguiram se mantêm inalterados. Com uma história pautada pela qualidade pedagógica e um compromisso inabalável com a formação integral dos alunos, o Colégio João Paulo II consolidou-se como uma referência na região. A sua identidade assenta num ensino exigente, mas humanizado, onde o desenvolvimento académico caminha lado a lado com a formação em valores. Ao longo dos anos, tem procurado inovar continuamente, antecipando os desafios do mundo contemporâneo e preparando os seus alunos para um futuro em constante transformação. 

Citação

FERNANDO FIDALGO
Diretor Pedagógico

A chegada da IR-Capital surge, assim, como um impulso estratégico para o crescimento e a modernização do Colégio, sem nunca perder de vista a sua missão educativa e os princípios que norteiam a sua identidade católica. Esta parceria assegura a estabilidade necessária para reforçar a aposta na inovação pedagógica, na melhoria das infraestruturas e na diversificação das oportunidades de aprendizagem. 
O desafio que agora se coloca não é apenas manter o que foi conquistado, mas elevar ainda mais o padrão de excelência que caracteriza o Colégio João Paulo II. Este novo ciclo promete consolidar o legado da instituição, garantindo que cada aluno continue a encontrar, nas suas salas de aula e na comunidade educativa, um ambiente de crescimento, descoberta e realização pessoal. 

O Colégio João Paulo II tem uma reputação sólida. Como é que a entrada da IR-Capital se alinha com a visão e os valores da instituição? 
Fernando Fidalgo:?Acreditamos que esta parceria representa uma oportunidade única para consolidar e reforçar a nossa missão educativa. A IR-Capital partilha a nossa visão de excelência na educação e o nosso compromisso com a formação integral dos alunos. A sua experiência e os recursos que trazem serão fundamentais para garantir a estabilidade que nos permitirá continuar a focar na qualidade do nosso projeto educativo, sem comprometer os valores que sempre nos guiaram e a prioridade e estilo da relação com as famílias dos nossos alunos.

De que forma esta parceria irá beneficiar os alunos e a comunidade educativa? 
Na minha opinião, esta parceria com a IR-Capital traz benefícios claros para a nossa comunidade educativa, ao assegurar a continuidade e o crescimento sustentável do projeto. Com este novo apoio, podemos melhorar as nossas infraestruturas e continuar a investir em novas abordagens pedagógicas. O foco passou a ser ainda mais a excelência educativa, o que garante que os alunos terão novas oportunidades de aprendizagem, ampliando o seu horizonte e potenciando o seu desenvolvimento num ambiente educativo de muita qualidade, onde possam crescer com confiança e estabilidade. 

Como é que esta nova fase da Instituição terá impacto no projeto educativo do Colégio João Paulo II, a longo prazo? 
Esta nova fase não altera o nosso projeto educativo, que se mantém fiel à nossa missão. A IR-Capital não tem como objetivo modificar a nossa identidade pedagógica. Pelo contrário, acredito que foi precisamente a forma como trabalhamos com os nossos alunos que os motivou a investir na nossa instituição. O verdadeiro impacto no nosso projeto educativo resulta, única e exclusivamente, do nosso compromisso constante com a melhoria e com a sua adaptação às novas exigências que o Mundo apresenta aos nossos jovens. Ao longo dos anos, temos constantemente avaliado o que podemos melhorar e introduzido ajustes pontuais para garantir que a qualidade de ensino se mantém no nível pretendido. Por exemplo, este ano estamos a reformular uma das nossas oficinas de complemento curricular, destinada ao 9.º ano, que será agora focada na Inteligência Artificial. Dada a crescente importância desta tecnologia na nossa sociedade, sentimos que era essencial criar um espaço onde os alunos possam não só compreender o funcionamento da IA, mas também explorar as suas vantagens e os desafios éticos que a acompanham. No ensino secundário, por sua vez, identificámos a necessidade de preparar melhor os alunos para o mundo universitário e para a gestão eficaz do seu tempo de estudo. Com a ajuda da Universidade do Minho, desenvolvemos um programa inovador e exclusivo, que começará a ser implementado no próximo ano letivo. Este programa visa dar aos alunos ferramentas práticas para organizar o seu percurso académico e para se adaptarem ao sistema universitário europeu, nomeadamente aos créditos ECTS, facilitando assim a sua transição para o ensino superior. 

O Colégio João Paulo II é conhecido pela sua abordagem pedagógica diferenciada. Pode explicar-nos um pouco mais sobre os princípios que norteiam o vosso projeto educativo? 
O nosso projeto educativo assenta em três pilares fundamentais: a excelência académica, a inovação pedagógica e o desenvolvimento integral dos nossos alunos. No Colégio João Paulo II, procuramos ir além do currículo tradicional, antecipando as exigências do mundo atual e dotando os nossos alunos das competências essenciais para o seu sucesso. 
A diferenciação do nosso projeto começa logo nos primeiros anos de escolaridade. Na creche e no pré-escolar, a planificação parte da escuta atenta e da observação das crianças, valorizando a sua participação ativa e a sua iniciativa. Embora a creche não integre formalmente o sistema educativo, reconhecemos a importância crucial desta etapa e promovemos experiências ricas de estimulação, sempre inspirados na Pedagogia em Participação. Acreditamos que é na relação, na escuta e na construção conjunta que nasce uma aprendizagem significativa e duradoura.
Ao longo da creche, do pré-escolar e do 1.º ciclo, as educadoras e as professoras trabalham em estreita colaboração com outros profissionais – como psicólogos, professores de expressão dramática, de música, de ciências, de filosofia e de educação física. Esta articulação multidisciplinar permite-nos oferecer um ensino em que as nossas crianças têm um contacto diário com a língua inglesa, participam em atividades de ciências experimentais em laboratório, aprendem filosofia para crianças, praticam natação, desenvolvem a expressividade através do drama e da música, e cultivam hábitos de vida saudável com o apoio de um sólido programa desportivo. Estes elementos que referi não são atividades complementares, mas sim verdadeiros pilares do nosso modelo educativo, assegurando que cada criança cresce num ambiente verdadeiramente estimulante, participativo e completo.
Nos segundo e terceiro ciclos, um dos nossos maiores diferenciais são as nossas oficinas, que integramos de forma inovadora no currículo. Criámos mais de doze oficinas semanais, sem custos adicionais para as famílias, que complementam as aprendizagens formais e promovem competências essenciais. Alguns exemplos são a Oficina da Comunicação, a Oficina do Espírito Crítico, a Oficina de Métodos de Estudo, a Oficina CTEM, a Oficina de Programação, a Oficina de Empreendedorismo ou a Oficina de Literacia Financeira. Cada uma destas oficinas foi concebida para dotar os alunos de ferramentas práticas, ajudando-os a desenvolver um pensamento autónomo e uma preparação sólida. 
No ensino secundário, a nossa prioridade é apoiar cada aluno na concretização dos seus objetivos académicos e profissionais. Sabemos que esta fase é decisiva para o acesso ao ensino superior e, por isso, garantimos um acompanhamento individualizado constante. Apoiamos os alunos na gestão do tempo e na preparação para os exames, reforçamos as cargas horárias das disciplinas-chave e disponibilizamos salas de apoio, onde podem esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos após as aulas. 
Olhamos para a educação de forma global e integrada. O nosso compromisso é proporcionar um percurso educativo de qualidade, desde o berço até ao final do ensino secundário, garantindo que cada aluno encontra no Colégio João Paulo II as condições ideais para crescer, aprender e seguir os seus sonhos. 

O logótipo do Colégio apresenta o lema “Valores e Futuro”. Como é que o Colégio promove a formação em valores dos seus alunos? 
Sendo um colégio católico, acreditamos que a educação vai muito além da simples transmissão de conhecimento. O nosso compromisso é formar jovens que não só sejam academicamente competentes, mas também profundamente enraizados nos valores cristãos, capacitando-os para serem cidadãos responsáveis, solidários e com um forte sentido ético. A nossa identidade reflete-se nas diversas atividades que desenvolvemos. Promovemos momentos de reflexão e implementamos projetos que estimulam a empatia, o serviço ao próximo e a responsabilidade social. Uma das linhas que queremos continuar a aprofundar é precisamente o Voluntariado concreto ao serviço da comunidade que nos está mais próxima. Para nós, educar é também ajudar os alunos a crescer no respeito pelo outro, a praticar a solidariedade e a comprometer-se com uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos que um ensino de qualidade se constrói sobre uma base sólida de valores, formando pessoas que, além de saberem, saibam ser e agir com integridade. No fundo, queremos ser uma verdadeira Escola para o Século XXI, com uma proposta pedagógica e de valores assertiva e de excelência, refletindo a nossa visão cristã, e que chegue verdadeiramente a todos os alunos e a todas as famílias que estão connosco.

Ao longo da creche, do pré-escolar e do 1.º ciclo, as educadoras e as professoras trabalham em estreita colaboração com outros profissionais – como psicólogos, professores de expressão dramática, de música, de ciências, de filosofia e de educação física. Esta articulação multidisciplinar permite-nos oferecer um ensino em que as nossas crianças têm um contacto diário com a língua inglesa, participam em atividades de ciências experimentais em laboratório, aprendem filosofia para crianças, praticam natação, desenvolvem a expressividade através do drama e da música, e cultivam hábitos de vida saudável com o apoio de um sólido programa desportivo. Estes elementos que referi não são atividades complementares, mas sim verdadeiros pilares do nosso modelo educativo, assegurando que cada criança cresce num ambiente verdadeiramente estimulante, participativo e completo.
Nos segundo e terceiro ciclos, um dos nossos maiores diferenciais são as nossas oficinas, que integramos de forma inovadora no currículo. Criámos mais de doze oficinas semanais, sem custos adicionais para as famílias, que complementam as aprendizagens formais e promovem competências essenciais. Alguns exemplos são a Oficina da Comunicação, a Oficina do Espírito Crítico, a Oficina de Métodos de Estudo, a Oficina CTEM, a Oficina de Programação, a Oficina de Empreendedorismo ou a Oficina de Literacia Financeira. Cada uma destas oficinas foi concebida para dotar os alunos de ferramentas práticas, ajudando-os a desenvolver um pensamento autónomo e uma preparação sólida. 
No ensino secundário, a nossa prioridade é apoiar cada aluno na concretização dos seus objetivos académicos e profissionais. Sabemos que esta fase é decisiva para o acesso ao ensino superior e, por isso, garantimos um acompanhamento individualizado constante. Apoiamos os alunos na gestão do tempo e na preparação para os exames, reforçamos as cargas horárias das disciplinas-chave e disponibilizamos salas de apoio, onde podem esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos após as aulas. 
Olhamos para a educação de forma global e integrada. O nosso compromisso é proporcionar um percurso educativo de qualidade, desde o berço até ao final do ensino secundário, garantindo que cada aluno encontra no Colégio João Paulo II as condições ideais para crescer, aprender e seguir os seus sonhos. 

O logótipo do Colégio apresenta o lema “Valores e Futuro”. Como é que o Colégio promove a formação em valores dos seus alunos? 
Sendo um colégio católico, acreditamos que a educação vai muito além da simples transmissão de conhecimento. O nosso compromisso é formar jovens que não só sejam academicamente competentes, mas também profundamente enraizados nos valores cristãos, capacitando-os para serem cidadãos responsáveis, solidários e com um forte sentido ético. A nossa identidade reflete-se nas diversas atividades que desenvolvemos. Promovemos momentos de reflexão e implementamos projetos que estimulam a empatia, o serviço ao próximo e a responsabilidade social. Uma das linhas que queremos continuar a aprofundar é precisamente o Voluntariado concreto ao serviço da comunidade que nos está mais próxima. Para nós, educar é também ajudar os alunos a crescer no respeito pelo outro, a praticar a solidariedade e a comprometer-se com uma sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos que um ensino de qualidade se constrói sobre uma base sólida de valores, formando pessoas que, além de saberem, saibam ser e agir com integridade. No fundo, queremos ser uma verdadeira Escola para o Século XXI, com uma proposta pedagógica e de valores assertiva e de excelência, refletindo a nossa visão cristã, e que chegue verdadeiramente a todos os alunos e a todas as famílias que estão connosco.

Manuel Mexia
Administrador do Colégio João Paulo II 

Quem é a IR-Capital e o que motivou a IR-Capital a investir no Colégio João Paulo II, especialmente num momento em que a educação enfrenta tantos desafios?
A IR-Capital é um fundo de investimento com uma longa trajetória na gestão de instituições, com um foco claro no desenvolvimento setorial, e a educação é um dos pilares estratégicos e prioritários para nós. Acreditamos que o impacto social da educação é imenso, pois molda o futuro de uma sociedade e contribui diretamente para o desenvolvimento do País. O Colégio João Paulo II representa exatamente o que procuramos: um projeto educativo sólido, inovador e comprometido com a excelência académica e com valores fundamentais.
Além disso, já temos outros investimentos na área da educação e vemos o Colégio João Paulo II como uma plataforma para o nosso crescimento baseado na excelência académica e na formação integral em valores. Queremos expandir este modelo de ensino pelo País e também a nível internacional, levando a nossa visão para outras comunidades e consolidando o impacto positivo da educação privada.

Como é que a IR-Capital pretende garantir a estabilidade financeira do Colégio e a continuidade do seu projeto educativo?
A IR-Capital é um fundo de investimento com uma vasta experiência na gestão. O nosso compromisso é assegurar que o Colégio João Paulo II continue a ser um espaço de excelência pedagógica, onde os alunos possam crescer, desenvolver todo o seu potencial e preparar-se para os desafios do futuro. Para isso, além do investimento financeiro, estamos a introduzir novos métodos de trabalho e processos que reforcem a eficiência e a inovação na gestão escolar.
Estamos também a estabelecer conexões com outras escolas pelo mundo fora, o que trará uma visão mais ampla sobre o ensino privado a nível global e permitirá ao Colégio João Paulo II acompanhar as melhores práticas internacionais, garantindo um ensino cada vez mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos.

Quais são os planos da IR-Capital para o futuro do Colégio João Paulo II?
Os nossos planos são muito claros: queremos garantir que o Colégio João Paulo II continua a ser um modelo de excelência educativa a nível nacional. A nossa prioridade é preservar a sua identidade e os seus valores, que são a base do seu sucesso, e, ao mesmo tempo, reforçar a qualidade da experiência educativa. Estamos focados na implementação de estratégias que garantam um ensino ainda mais inovador, proporcionando melhores condições para alunos e professores e fortalecendo a formação contínua dos docentes e não-docentes.
Além disso, como referi, queremos que este modelo educativo seja uma referência que possa ser expandida para outras regiões e, futuramente, para mercados internacionais, levando adiante o compromisso com a excelência e os valores que tornam o Colégio João Paulo II uma instituição única.

De que forma a IR-Capital pretende garantir que a identidade e os valores do Colégio são preservados nesta nova fase?
A identidade do Colégio João Paulo II é um dos seus maiores patrimónios, e o nosso compromisso é garantir que ela seja não só preservada, mas reforçada nesta nova fase. Estamos totalmente alinhados com a visão do Colégio e com a forma como a equipa pedagógica liderada pelo Dr. Fernando Fidalgo trabalha para criar um ambiente de ensino que vai além da formação académica, promovendo também a educação moral e ética dos alunos.
O nosso papel, como investidores, não é interferir com essa identidade, mas sim proporcionar o suporte financeiro e estratégico necessário para que o Colégio possa continuar a desenvolver-se sem comprometer os seus princípios fundadores. Queremos garantir que este projeto educativo se mantenha sólido, sustentável e inovador, permitindo que cada aluno receba uma formação de qualidade, enraizada em valores essenciais para o seu desenvolvimento e para o futuro da sociedade.
Quem é a IR-Capital e o que motivou a IR-Capital a investir no Colégio João Paulo II, especialmente num momento em que a educação enfrenta tantos desafios?
A IR-Capital é um fundo de investimento com uma longa trajetória na gestão de instituições, com um foco claro no desenvolvimento setorial, e a educação é um dos pilares estratégicos e prioritários para nós. Acreditamos que o impacto social da educação é imenso, pois molda o futuro de uma sociedade e contribui diretamente para o desenvolvimento do País. O Colégio João Paulo II representa exatamente o que procuramos: um projeto educativo sólido, inovador e comprometido com a excelência académica e com valores fundamentais.
Além disso, já temos outros investimentos na área da educação e vemos o Colégio João Paulo II como uma plataforma para o nosso crescimento baseado na excelência académica e na formação integral em valores. Queremos expandir este modelo de ensino pelo País e também a nível internacional, levando a nossa visão para outras comunidades e consolidando o impacto positivo da educação privada.

Como é que a IR-Capital pretende garantir a estabilidade financeira do Colégio e a continuidade do seu projeto educativo?
A IR-Capital é um fundo de investimento com uma vasta experiência na gestão. O nosso compromisso é assegurar que o Colégio João Paulo II continue a ser um espaço de excelência pedagógica, onde os alunos possam crescer, desenvolver todo o seu potencial e preparar-se para os desafios do futuro. Para isso, além do investimento financeiro, estamos a introduzir novos métodos de trabalho e processos que reforcem a eficiência e a inovação na gestão escolar.
Estamos também a estabelecer conexões com outras escolas pelo mundo fora, o que trará uma visão mais ampla sobre o ensino privado a nível global e permitirá ao Colégio João Paulo II acompanhar as melhores práticas internacionais, garantindo um ensino cada vez mais dinâmico e adaptado às necessidades dos alunos.

Quais são os planos da IR-Capital para o futuro do Colégio João Paulo II?
Os nossos planos são muito claros: queremos garantir que o Colégio João Paulo II continua a ser um modelo de excelência educativa a nível nacional. A nossa prioridade é preservar a sua identidade e os seus valores, que são a base do seu sucesso, e, ao mesmo tempo, reforçar a qualidade da experiência educativa. Estamos focados na implementação de estratégias que garantam um ensino ainda mais inovador, proporcionando melhores condições para alunos e professores e fortalecendo a formação contínua dos docentes e não-docentes.
Além disso, como referi, queremos que este modelo educativo seja uma referência que possa ser expandida para outras regiões e, futuramente, para mercados internacionais, levando adiante o compromisso com a excelência e os valores que tornam o Colégio João Paulo II uma instituição única.

De que forma a IR-Capital pretende garantir que a identidade e os valores do Colégio são preservados nesta nova fase?
A identidade do Colégio João Paulo II é um dos seus maiores patrimónios, e o nosso compromisso é garantir que ela seja não só preservada, mas reforçada nesta nova fase. Estamos totalmente alinhados com a visão do Colégio e com a forma como a equipa pedagógica liderada pelo Dr. Fernando Fidalgo trabalha para criar um ambiente de ensino que vai além da formação académica, promovendo também a educação moral e ética dos alunos.
O nosso papel, como investidores, não é interferir com essa identidade, mas sim proporcionar o suporte financeiro e estratégico necessário para que o Colégio possa continuar a desenvolver-se sem comprometer os seus princípios fundadores. Queremos garantir que este projeto educativo se mantenha sólido, sustentável e inovador, permitindo que cada aluno receba uma formação de qualidade, enraizada em valores essenciais para o seu desenvolvimento e para o futuro da sociedade.

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