Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Com pé e meio nos nacionais
Colisão na EN 1010 provoca um morto e quatro feridos em Ponte da Barca

Com pé e meio nos nacionais

Papa: Cerimónias fúnebres marcadas para sábado

Com pé e meio nos nacionais

Desporto

2025-03-25 às 06h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

O Desportivo de Monção está a celebrar o 92.º aniversário, numa fase de grande pujança desportiva, com a iminente conquista do título distrital. Próximo e decisivo passo para um contínuo crescimento será o desejado reforço infraestrutural.

Citação

É um dos principais embaixadores, a nível desportivo, do Alto Minho e, por estes dias, vai comemorando 92 anos de existência, numa história rica cuja génese remonta a Março de 1919, quando um grupo de jovens formou a primeira equipa de futebol na região, ainda que não oficial.
Hoje poder-se-ia estar a falar do centenário do clube, já que o Desportivo de Monção adoptou outra nomenclatura a 1 de Julho de 1925, quando os estatutos do então Grupo Desportivo Deu-La-Deu foram aprovados.
Já oito anos depois, em Março de 1933, e por sugestão do atleta Darlindo Puga Pereira (tornar-se-ia no primeiro presidente do clube), durante uma Assembleia--Geral, a denominação foi alterada para Desportivo de Monção. Pouco depois, e devido à II Guerra Mundial, o clube viria a enfrentar um período de inactividade, entre 1940 e 1945.
A reactivação dá-se a 1 de Maio de 1945, com o Tenente Diamantino Leite a assumir a presidência, em nova Assembleia-Geral. A inauguração do seu campo de jogos, o Campo Manuel Lima, estava marcada para o ano seguinte, a 8 de Setembro de 1946, num duelo com o então campeão de Trás-os-Montes, o Vila Real, que terminou empatado a três golos.
Actualmente, o Desportivo de Monção lidera a primeira divisão distrital, com vantagem de dez pontos para o segundo classificado, quando faltam disputar seis jogos (18 pontos em disputa). O título está por isso cada vez mais próximo - faltam três vitórias para que o clube festeje o regresso ao Campeonato de Portugal.
A equipa orientada por Paulo Almeida garantiu, de resto, no passado fim-de-semana, de forma matemática e pelo segundo ano consecutivo, a presença na Taça de Portugal da próxima temporada.
É, portanto, a atravessar um momento de grande vigor que o D. Monção vai arrepiando caminho, clamando, ainda assim, por novas infraestruturas que permitam manter a trajectória ascendente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho