Viana do Castelo: Município investe em centro interpretativo do Eixo Atlântico
2025-06-17 às 16h16
O segundo dia das festas confirma o espírito vibrante que toma conta da Cidade até 24 de junho.
Os Quadros Bíblicos nas margens do Rio Este servem de inspiração das Festas de São João de Braga, que, este ano, voltam a encher a cidade de festa, tradição e devoção.
O segundo dia das festas confirma o espírito vibrante que toma conta da Cidade até 24 de junho. A manhã começa com a habitual Novena a São João Baptista, às 10h00, na Igreja de São João do Souto, e segue com a inauguração da exposição "Trajes – Novas Visões", às 11h30, no Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio — uma proposta que olha a tradição com novos olhos. A tarde convida à participação ativa, com dois Laboratórios Criativos no Largo de São Francisco. Às 15h00, Matilde Horta orienta uma oficina inspirada no livro "Era uma vez o São João de Braga" e, às 16h30, Zita Pinto conduz um momento artístico com base na obra "Trajar no São João de Braga".
Às 17h00, o cheirinho a festa ganha forma com o concurso "A Melhor Fartura da Festa 2025", que decorrerá na Rua de São João. Recorde-se que, em 2024, as primeiras classificadas foram as “Farturas Martim”. Quase em simultâneo, às 18h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, decorrerá a tertúlia "Ciclo Braga Memória #15", onde se refletirá sobre o impacto ambiental das tradições populares, e às 18h30, no Museu Pio XII, será inaugurada a exposição infantil de desenhos "O Meu São João é o de Braga", onde se destacará a importância da expressão intergeracional — numa mostra que pretende entrar para o Guinness World Records.
A animação musical começa às 19h00, com "O Cavaquinho na Escola", na Praça da República, e intensifica-se à noite com um conjunto de eventos imperdíveis: a Universidade do Minho marca presença com "A UM vem ao São João", às 21h30, na Avenida Central e a Orquestra de Cordofones Tradicionais atuará na Igreja do Carmo. O animado encontro "Traz a tua Concertina" no Parque da Ponte traz música e baile popular a que se junta o concerto de Os Pêgas, às 23h00.
A Gala Sanjoanina marcará o programa do São João de Braga, no Theatro Circo, no ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura, com a estreia do espetáculo “Chão”, que dá voz ao nosso património comum, numa viagem pelas sonoridades do Fado, do Cante Alentejano e das tradições musicais que percorrem o país, do Minho aos Açores e contará com as participações de Katia Guerreiro, Miguel Moura, Daniel Pereira Cristo, polifonias minhotas, Os Cantadores do Desassossego, David Pereira, Guilherme Colaço e Sofia Ramo.
No entanto, a noite está longe de terminar. A partir das 23h30, o Pópulo transforma-se na pista de dança das Festas de São João de Braga, com a Afterparty São João Pop’ular, que, durante as festividades, promete estender a festa até de madrugada com um cartaz recheado de nomes sonantes da música urbana, eletrónica e popular: DJ Pablu, Tilhon, DJ Fifty, American House Party, Amigo Simão, Cozta, Biggie, Lowie, Echosound, Sandro Martins, Lemos, Fábio Vazquez, André Salvador, Memo à Tuga, Carlos Azevedo e Jay Oliver.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário