Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Comissão quer trajecto da linha de alta tensão debatido com populações
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Comissão quer trajecto da linha de alta tensão debatido com populações

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Comissão quer trajecto da linha de alta tensão debatido com populações

Cávado

2019-09-24 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Proposta vai ser apreciada na reunião da Assembleia Municipal de Barcelos agendada para sexta-feira. Providência cautelar do município contra inicio das obras é oportunidade para sensibilização.

Citação

A Comissão Municipal de Acompanhamento do Processo da Linha de Muito Alta Tensão vai propor à Assembleia Municipal de Barcelos que sejam realizadas acções de sensibilização sobre os efeitos da construção da linha de muito alta tensão no concelho. A proposta consta de um documento que é apreciado pela Assembleia Municipal de Barcelos na próxima sexta-feira, e que ontem foi dado a conhecer publicamente.
As obras de construção da linha estão suspensas, devido a uma providência cautelar interposta pelo municipio, o que abre possibilidades à discussão pública do projecto.

“Esta situação abre uma janela de oportunidade no sentido da discussão política e da negociação entre as partes. Por outro lado permite também que, quer o executivo, quer a Assembleia Municipal, façam um conjunto de iniciativas que tenham em vista a sensibilização das populações, especialmente das freguesias afectadas, de modo a que seja possível, de novo, fazer sentar à mesa todas as entidades, para encontrar soluções que beneficiem todos os barcelenses”, indicou Horácio Barra, presidente da Comissão de Acompanhamento e da Assembleia Municipal.
No mesmo documento, a comissão propõe à Assembleia Muncipal “que continue a rejeitar o traçado de passagem do canal de muito alta tensão” e recomenda à Câmara Municipal “que continue, em representação do município, por todos os meios processuais e designadamente com os processos pendentes, e outros que julgar adequados, a opôr-se à construção da linha”.

A mesma comissão aconselha a população, especialmente a das freguesias mais afectadas, para “que se abstenham de negociar com a REN (Rede Eléctrica Nacional) quaisquer cedências de terrenos, a qualquer título e para instalação de estaleiros ou infraestruturas”. Foi ainda apelado à REN que suspenda “qualquer execução da obra” e que aceite “o diálogo como meio adequado a salvagurardar os interesses das populações e do município”. lê-se na proposta apresentada pela Comissão de Acompanhamento.

O presidente da Comissão lembrou todos os passos do processo, iniciado em 2010 com um estudo de impacto ambiental (que durou até 2013) e das constantes oposições elaboradas pela Câmara Municipal de Barcelos.
A autarquia apresentou, este ano, uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAF) para suspender os trabalhos de construção da linha. O despacho do TAF foi emitido no passado dia 17 deste mês. “A decisão tem o efeito de admitir o requerimento da providência cautelar e a intimação, com urgência, de citação de todos os internvenientes nessa providência cautelar para em 10 dias deduzirem oposição e com a advertência de que a falta de oposição pressupõe a confissão dos factos e aí, significa que enquanto não houver decisão judicial têm de dar suspensão imediata”, explicou o presidente da Comissão de Acompanhamento.

O mesmo organismo lamentou o silêncio do actual secretário de Estado da Energia - Ambiente e Transição Energética, Joâo Galamba, e lembrou que o antecessor “prometeu que o processo seria alvo de uma anãlise profunda, o que nunca aconteceu”.
O trajecto da linha abrange as freguesias de Macieira de Rates, Gueral, Negreiros, Paradela, Cossourado, Aboim, Carapeços, União de Freguesias de Tamel S. Leocádia e Vilar do Monte, Vila Cova e Feitos, Perelhal, Fornelos, Vila Seca, Campo e TamelS. Pedro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho