Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Concelho já tem 14 mil pessoas vacinadas com as duas doses contra a Covid
Barcelos aprova programa de supressão e requalificação de 14 passagens de nível no concelho

Concelho já tem 14 mil pessoas vacinadas com as duas doses contra a Covid

Contratação de enfermeiros acelera processo de vacinação

Concelho já tem 14 mil pessoas vacinadas com as duas doses contra a Covid

Braga

2021-05-13 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Perto de 35 mil já receberam pelo menos uma dose. Muito em breve iniciar-se-à a vacinação da fixa etária dos maiores de 50 anos.

Cerca de 14 mil pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a Covid 19 no concelho. De acordo com o ACES de Braga, até à data já foram administradas 60 mil vacinadas, sendo que a faixa etária acima dos 80 ano estará já imunizada e grande parte da faixa etária dos 70 anos - vacinada com a Astrazeneca- espera agora a segunda dose (o tempo de intervalo é de três meses). “Só na passada passada começamos a vacinar com a segunda dose da Astrazeneca. Muitas pessoas foram vacinas inicialmente com esta vacina e só a partir de agora veêm o seu programa completo”, revela ao CM Domingos Araújo, director do ACES de Braga.
No passado domingo foi atingido o recorde de 2 187 inoculações, um número que é justificado pelo aumento do número de convocados que procurou compensar as faltas registadas nos dias anteriores. “Há pessoas que não comparecem ao agendamento e procuramos substitui-las através de mais agendamentos para os dias seguintes”, adianta o director do ACES de Braga ao CM, ressalvando que esta é uma gestão difícil que implica um trabalho conjunto de várias entidades de forma que as vacinas não sejam desperdiçadas, dado o seu curto período de vida. “Temos tido a ajuda do Exército que tem colaborado, num trabalho complementar, na confirmação dos agendamentos dos utentes, permitindo aumentar a taxa de execução”, diz o responsável.
O agendamento nesta fase está mais centralizada nos serviços Ministério da Saúde, em cerca de 50% (que inclui autoagendamento), permitindo que os centros de saúde prossigam com o seu trabalho assistencial aos utentes. ?“O objectivo é que passem a serem os serviços do ministério a fazer a totalidade dos agendamentos”, sublinha ainda Domingos Araújo.
O ACES de Braga neste momento a fazer a convocatória para a segunda dose da vacina.
A convocação continua a ser feita maioritariamente via SMS.
Actualmente, está a ser vacinado o grupo de pessoas com mais de 60 anos, mas Domingos Araújo avança que estará para “muito breve” a vacinação aos maiores de 50 anos.
Os recursos alocados, sobretudo enfermeiros, foram esta semana reforçados a pensar na massificação do processo que promete acelerar ainda mais à medida que foram introduzidas novas faixas etárias no processo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho