Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Concurso de Leitura na BLCS mobilizou 92 alunos bracarenses
Barcelos vai ter novo pavilhão multiusos

Concurso de Leitura na BLCS mobilizou 92 alunos bracarenses

Ponte de Lima vai iniciar terceiro projecto de restauro ecológico de área protegida

Concurso de Leitura na BLCS mobilizou 92 alunos bracarenses

Braga

2025-03-28 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Fase mundial do Concurso Intermunicipal de Leitura, que decorreu no BLCS, registou a adesão de 92 alunos do concelho. Destes, foram seleccionados 16 para a fase seguinte, a realizar em Barcelos.

Citação

Estão seleccionados os 16 alunos que, a 9 de Maio, vão representar o concelho de Braga na final do II Concurso Intermunicipal de Leitura 2024-2025. A final vai realizar-se em Barcelos e contará com os alunos apurados na fase municipal da iniciativa.
A fase municipal de Braga realizou-se nos últimos dois dias, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, contando com um total de 92 alunos.
Na quarta-feira participaram 52 alunos dos 1.º e 2.º ciclos e ontem 40 alunos dos 3.º ciclo e secundário.

A fase municipal desta iniciativa foi organizada pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o apoio directo do Município de Braga e da CIM Cávado.
“Aquilo que está estruturado neste concurso é um modelo próximo daquilo que era o modelo do Concurso Nacional de Leitura, em que havia uma fase escolar, que era, no fundo, realizada pelos professores bibliotecários a nível de escola, em que os alunos eram convidados a ler determinadas obras, faziam as suas provas e eram seleccionados dois alunos por agrupamento para virem representar essa mesma escola na fase municipal”, explicou Aida Alves, directora da BLCS, ao ‘Correio do Minho’.

Não se realizando agora essa iniciativa que era de âmbito nacional, os municípios do Cávado realizam este concurso que mantém os mesmos objectivos: estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nas crianças e jovens.
A directora da BLCS especificou que foram 11 os agrupamentos de escolas do concelho que aderiram a esta 2.ª edição da iniciativa intermunicipal. A excepção foi o Agrupamento Francisco Sanches que este ano não candidatou nenhum aluno. Participaram ainda dois colégios privados, D. Pedro V e Alfacoop.
Nesta fase municipal, os alunos começaram por realizar um prova escrita sobre a obra que leram. Os oito melhores classificados nas provas escritas, em cada ciclo de ensino, foram seleccionados para prestar provas orais em palco.

Um júri apurou quatro vencedores em cada ciclo de ensino, tendo os restantes quatro conquistado menções honrosas.
Os 16 alunos vão agora disputar a final intermunicipal, que se vai realizar em Barcelos.
Aida Alves realça que a participação dos alunos neste concurso é por iniciativa própria. “Isto, para nós, já é um bom indício. Estes alunos assumem um compromisso de uma leitura de uma obra, paralelamente a tudo o que já têm que fazer a nível de escola. Isto pretende, de alguma forma, desafiar os alunos a lerem um bocadinho mais”, referiu.
Aida Alves realça ainda a importância da prova oral em palco, porque ajuda os alunos “a desenvolver o seu comportamento em público, a sua oralidade, o seu poder de argumentação. Isto é também um exercício intelectual muito interessante, que também apela ao desenvolvimento do pensamento crítico e/ou criativo do aluno, que nós queremos muito também que sirva como factor motivacional”.

O projecto Expressar também participou nesta fase municipal, sendo responsável pela aprseentação e condução do evento e pelos momentos de animação.
Nesta edição, as obras seleccionadas para leitura na fase concelhia de Braga foram: ‘Pétalas Mágicas’, de Iolanda Sousa e Leonilde Pereira, com ilustrações de Bárbara Torres (1.º ciclo); ‘Gaspar, com os Pés Bem Assentes na Lua’, de Rita Taborda Duarte, com ilustrações de Sebastião Peixoto (2.º ciclo); ‘Quero ser outro’, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de João Pupo Correia (3.º ciclo); e ‘Antes que o café arrefeça’, de Toshikazu Kawaguchi (secundário).

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho