Caminha aprova concurso de 1,97 ME para reabilitar dois centros de saúde
2020-11-21 às 07h30
Dezasseis jovens profissionais da restauração e hotelaria, formados nas escolas profissionais da região, mostram o seu talento na área nas provas exigentes do ‘Minho Young Chef Awards’, que está a decorrer em Braga. A final disputa-se dia 10 de Dezembro.
É com os olhos postos no futuro e no sonho de construir uma carreira no mundo da restauração e hotelaria, que os jovens formados nas escolas profissionais do Minho disputam, desde ontem, um lugar na final do concurso ‘Minho Young Chef Awards’ (MYCA). Os finalistas competem na grande final, agendada para o próximo dia 10 de Dezembro.
Com entusiasmo e algum nervosismo à mistura, os jovens profissionais aspirantes a uma carreira de sucesso nas áreas técnicas da cozinha, sala e bar, deram o seu melhor nas provas que começaram ontem no Centro de Formação da Associação Comercial de Braga.
Cátia Gonçalves, de 25 anos, de Arcos de Valdevez, está a acabar o estágio do curso técnico de bar que tirou na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e, apesar de já trabalhar na área há vários anos no ‘Bar do Rio - Gondoriz’, sito em terras arcuenses, decidiu apostar na sua carreira com um curso profissional. “Sentia que havia uma lacuna que tinha que preencher e decidi aprender mais, evoluir a minha técnica e capacidade para poder apresentar também um melhor serviço e uma melhor oferta”, confessou ao ‘Correio do Minho’. “Tanto a formação e qualificação, como este concurso, penso que são acções muito importantes para a valorização destas profissões”, afirmou, apontando que esta “é uma prova de superação”.
Para Rúben Gregório, formador da EPRALIMA, escola de Ponte de Lima, o MYCA acrescenta valor quer à formação, quer às profissões. “Na edição do ano passado obtivemos a 2.ª classificação geral como o Prémio de Melhor Empratamento e este ano trouxemos dois jovens, um para competir na cozinha com a ‘Caldeirada de Bacalhau’ e outro na área de sala e bar para competir com um cocktail numa harmonização com uma água ardente vínica de Ponte de Lima e café Christina”.
As escolas da região do Ave disputaram as provas ontem de manhã e de tarde, sendo avaliados pelo chef José Vinagre (Restaurante Chef Vinagre), José Dias (Restaurante Bem-Me-Quer), Vítor Marques (Confraria dos Gastrónomos do Minho), Filipe Macieira (Cerveja Letra), Lourdes Carvalho (Cafés Christina), Marta Caldas (Quinta Soalheiro), Álvaro Dinis (Cor de Tangerina) Rui Miguel Graça, jornalista e chefe-de-redacção do jornal ‘Correio do Minho’.
“Esta é uma óptima oportunidade de os jovens mostrarem o que sabem fazer e também de travar conhecimentos com outras escolas e outras pessoas da área”, o responsável da Confraria dos Gastrónomos do Minho, apontando para as “óptimas receitas” mais tradicionais ou mais inovadoras trazidas para o concurso pelos participantes, que, a seu ver, “mostraram maturidade e conhecimento” nas provas.
Para o jornalista Rui Miguel Graça, que acompanhou a prova de cozinha dos jovens ontem à tarde, este concurso MYCA “é impactante e traz até esperança aos muitos jovens e escolas de formação que aqui estão presentes no sentido de acreditar no futuro do sector da restauração e hotelaria, apesar da crise que atravessam com a pandemia”.
“Esta é também mais uma iniciativa que evidencia a história da cozinha tradicional minhota e que a partir dela potencia simultaneamente a inovação”, sublinhou o responsável. “Estas são profissões que devem ser valorizadas porque os cidadãos/clientes são cada vez mais exigentes e estes profissionais garantem a qualidade do serviço desde a recepção ao fim da degustação, proporcionando uma experiência gastronómica inesquecível”.
23 Janeiro 2025
23 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário