Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Conferência das Nações Unidas debate Governação Electrónica
Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Conferência das Nações Unidas debate Governação Electrónica

gnration com programação recheada na estação quente

Conferência das Nações Unidas debate Governação Electrónica

Vale do Ave

2022-10-03 às 06h00

Redacção Redacção

António Guterres, secretário-Geral das Nações Unidas, envia os seus cumprimentos na cerimónia de abertura, seguindo-se uma palestra ministrada pelo Secretário de Estado, Mário Campolargo.

Citação

A XV da conferência internacional sobre governação eletrónica (ICEGOV) vai reunir altos dignatários, diplomatas, representantes governamentais e executivos, organizações internacionais e investigadores para debaterem a Governação para a Prosperidade Social, Económica e Ambiental, na cidade de Guimarães.
A conferência é organizada pela Unidade Operacional de Governação Electrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV - United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance) e pela Universidade do Minho e decorre entre amanhã e 7 de Outubro. Vai colocar em diálogo altos dignatários dos Governos de Portugal, Cabo Verde, Botswana, Uganda, Áustria e Estónia (nomeadamente o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo), representantes executivos (de vários países, incluindo Sérvia, Arábia Saudita e Irlanda), de organizações internacionais (da Comissão Europeia, do Conselho da Europa e da família da ONU), diplomatas, e investigadores internacionais e nacionais.

Entre os destaques do programa encontram-se a apresentação e o lançamento do Ranking de Governo Eletrónico 2022 pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA – United Nations Department on Economic and Social Affairs). Os governos de todo o mundo vão conhecer a posição que ocupam em termos de desenvolvimento do governo electrónico na Mesa Redonda 1 (no dia 4 de Outubro);
Destaque ainda para a dinamização de um workshop pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que reforça uma aposta na descentralização e traz para Guimarães uma sessão dedicada ao tema “Governo Digital em Portugal: Tendência, Desafios e Soluções” (no dia 7 de Outubro).

O programa é ainda composto por quatro sessões plenárias. Na primeira, destaca-se a presença de Cristina Duarte, Subsecretária-geral das Nações Unidas e Conselheira do Secretário-Geral para a África, e de Ministros do Botswana, de Cabo Verde e do Uganda, que debaterão sobre o multilateralismo no desenvolvimento da governança digital. A segunda, sobre Inteligência Artificial no governo eletrónico, contará com Marta Tonovska (Conselheira Executiva do Primeiro-Ministro da República da Sérvia) e Abdullah Alankary (da Autoridade para o Governo Digital da Arábia Saudita). Na terceira e quarta plenárias, está garantida representação diplomáti- ca, com Nele Leosk, Embaixadora itinerante para os Assuntos Digitais da Estónia, e Walter Gehr, Ministro Plenipotenciário da Áustria. O evento é organizado com o apoio da AMA e da Câmara Municipal de Guimarães e é financiado pelo NORTE 2020 Programa Operacional Regional do Norte, promovido pela CCDR-N, para contribuir para a excelência da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação no âmbito da consagração dos princípios de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial em Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho