Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Conferência das Nações Unidas debate Governação Electrónica
Município de Braga leva cerca de sete mil crianças do Concelho ao Circo de Natal

Conferência das Nações Unidas debate Governação Electrónica

Município de Esposende continua a garantir apoio às Juntas e Uniões de Freguesia

Conferência das Nações Unidas debate Governação Electrónica

Vale do Ave

2022-10-03 às 06h00

Redacção Redacção

António Guterres, secretário-Geral das Nações Unidas, envia os seus cumprimentos na cerimónia de abertura, seguindo-se uma palestra ministrada pelo Secretário de Estado, Mário Campolargo.

Citação

A XV da conferência internacional sobre governação eletrónica (ICEGOV) vai reunir altos dignatários, diplomatas, representantes governamentais e executivos, organizações internacionais e investigadores para debaterem a Governação para a Prosperidade Social, Económica e Ambiental, na cidade de Guimarães.
A conferência é organizada pela Unidade Operacional de Governação Electrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV - United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance) e pela Universidade do Minho e decorre entre amanhã e 7 de Outubro. Vai colocar em diálogo altos dignatários dos Governos de Portugal, Cabo Verde, Botswana, Uganda, Áustria e Estónia (nomeadamente o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo), representantes executivos (de vários países, incluindo Sérvia, Arábia Saudita e Irlanda), de organizações internacionais (da Comissão Europeia, do Conselho da Europa e da família da ONU), diplomatas, e investigadores internacionais e nacionais.

Entre os destaques do programa encontram-se a apresentação e o lançamento do Ranking de Governo Eletrónico 2022 pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA – United Nations Department on Economic and Social Affairs). Os governos de todo o mundo vão conhecer a posição que ocupam em termos de desenvolvimento do governo electrónico na Mesa Redonda 1 (no dia 4 de Outubro);
Destaque ainda para a dinamização de um workshop pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que reforça uma aposta na descentralização e traz para Guimarães uma sessão dedicada ao tema “Governo Digital em Portugal: Tendência, Desafios e Soluções” (no dia 7 de Outubro).

O programa é ainda composto por quatro sessões plenárias. Na primeira, destaca-se a presença de Cristina Duarte, Subsecretária-geral das Nações Unidas e Conselheira do Secretário-Geral para a África, e de Ministros do Botswana, de Cabo Verde e do Uganda, que debaterão sobre o multilateralismo no desenvolvimento da governança digital. A segunda, sobre Inteligência Artificial no governo eletrónico, contará com Marta Tonovska (Conselheira Executiva do Primeiro-Ministro da República da Sérvia) e Abdullah Alankary (da Autoridade para o Governo Digital da Arábia Saudita). Na terceira e quarta plenárias, está garantida representação diplomáti- ca, com Nele Leosk, Embaixadora itinerante para os Assuntos Digitais da Estónia, e Walter Gehr, Ministro Plenipotenciário da Áustria. O evento é organizado com o apoio da AMA e da Câmara Municipal de Guimarães e é financiado pelo NORTE 2020 Programa Operacional Regional do Norte, promovido pela CCDR-N, para contribuir para a excelência da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação no âmbito da consagração dos princípios de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial em Portugal.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho