Correio do Minho

Braga,

- +
Conferência reforça PPE como principal defensor da agricultura europeia
Município de Guimarães disponibiliza Pinheiros de Natal no Horto Municipal

Conferência reforça PPE como principal defensor da agricultura europeia

Milhares de vianenses saíram à rua para verem Mercado e luzes de Natal

Conferência reforça PPE como principal defensor da agricultura europeia

Nacional

2023-09-20 às 13h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Parlamento europeu debateu os problemas e futuro da agricultura da Europa, numa conferência promovida pelo Partido Popular Europeu e que permitiu a que cerca de 600 especialistas no tema (entre eles alguns portugueses) estivessem presentes.

Citação

O eurodeputado José Manuel Fernandes foi um dos participantes, ontem, na conferência realizada no hemiciclo do Parlamento Europeu, promovida pelo Partido Popular Europeu (PPE) e que reuniu cerca de 600 especialistas em questões da agricultura, para debater o futuro e a visão do PPE para a agricultura europeia. O eurodeputado minhoto foi um dos responsáveis por convidar especialistas [ver caixa] que puderam apresentar a sua visão sobre os principais problemas da agricultura.
“Como o PPE é a voz que defende os agricultores europeus, este evento foi uma excelente oportunidade para discutir os enormes desafios que os agricultores estão a enfrentar”, considerou Manfred Weber, o presidente do Partido Popular Europeu.
Na abertura do evento, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deixou uma mensagem de agradecimento e esperança para o sector, afirmando querer “prestar tributo aos nossos agricultores e agradecer-lhes por nos proverem com comida saudável todos os dias, algo que tomamos como garantido”, lembrando que “a Europa é líder mundial em termos de inovação” e prometendo que “vamos pôr os nossos progressos tecnológicos ao serviço da nossa agricultura”. A presidente da Comissão Europeia frisou mesmo a ideia de que “a Europa está do vosso lado [agricultores]. Só este ano disponibilizamos mais de 500 milhões euros para os agricultores que precisavam”.
Ursula von der Leyen terminou a sua participação, afirmando-se “profundamente convencida que a agricultura e a natureza podem andar de mãos dadas. Mas temos de olhar para os desafios que os agricultores enfrentam, para que vocês (agricultores) possam continuar a garantir segurança alimentar europeia no futuro. Para isto precisamos de cooperação mais próxima com o sector agrícola. Isto será central na próxima fase do European Green Deal”.
José Manuel Fernandes, na sua intervenção, lembrou que “o PPE é o único partido que tem verdadeiramente defendido a agricultura no Parlamento Europeu. O PPE, e em particular o PSD no Parlamento Europeu, tem defendido acções que são necessárias à agricultura, como por exemplo, o aumento das actuais dotações do programa POSEI Agricultura. Com a nossa persistência, em permanente articulação com o sector, fomos capazes de manter na última revisão, o que já foi uma vitória, tendo em consideração a inoperância da Ministra da Agricultura nas negociações que, mesmo tendo a Presidência portuguesa, vendia os interesses das nossas regiões autónomas em Bruxelas por puro desconhecimento”.
Outros aspectos lembrads e defendidos pelo eurodeputado foi a “reposição das taxas de cofinanciamento para as Regiões Ultraperiféricas em 85% no FEADER” e também a defesa de “um programa especifico para os transportes, que muito ajudaria o sector a fazer face aos elevados custos de contexto”.
Para José Manuel Fernandes, a necessidade de reforçar estas verbas e assegurar altas taxas de cofinanciamento, e olhando para o caso português, revela-se de extrema importância “não só para assegurar que são contornados os constrangimentos da ultraperiferia, reconhecida nos tratados, mas também porque infelizmente o Estado português tem optado por uma postura discriminatória e sancionatória para com as suas regiões autónomas. Ainda agora criaram ‘um auxílio estatal para apoio à economia na sequência da guerra na Ucrânia’ e uma ‘medida extraordinária de apoio aos agricultores, destinada a mitigar o efeito da subida dos preços e por consequente os custos produção’, nas quais não contemplaram os agricultores das suas duas regiões autónomas, quando o Estado é uno, o que toma proporções gravosas quando estão envolvidos fundos europeus”.
Esta conferência abordou ainda temas como a problemática dos incêndios, das alterações climáticas o PEPAC e o PRR, com o PPE a demonstrar claramente o porquê de ser o maior defensor da agricultura europeia.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho