Feira de Troca de Sementes de Paredes de Coura decorre online
2016-05-30 às 07h53
A Confraria Gastronómica do Abade quer avançar com o processo de certificação do Pudim Abade de Priscos em Janeiro do próximo ano. A intenção foi manifestada por Agostinho Peixoto, presidente da Confraria Gastronómica do Abade, durante as comemorações do 9.º Capítulo e entronização da Confraria, que ontem decorreu na Sé de Braga.
A Confraria Gastronómica do Abade quer avançar com o processo de certificação do Pudim Abade de Priscos em Janeiro do próximo ano. A intenção foi manifestada por Agostinho Peixoto, presidente da Confraria Gastronómica do Abade, durante as comemorações do 9.º Capítulo e entronização da Confraria, que ontem decorreu na Sé de Braga.
“A Confraria já iniciou um manual de normas, quer do processo produtivo, quer nos ingredientes, Um processo de certificação. Não vamos fazer ao nivel da certificação e da qualificação profissional, mas a confraria vai ter a coragem de assumir ela própria, o controle desse processo”, garantiu Agostinho Peixoto, presidente da Confraria Gastronómica do Abade.
O controlo vai traduzir-se num “selo de recomendado, quer ao nível da restauração, mas sobretudo ao nível das confeitarias e das pastelarias”, revelou Agostinho Peixoto.
O objectivo é combater as falsificações de Pudim Abade de Priscos que vão aparecendo.
“Nestes dois últimos anos, vimos com grande gratificação a notoriedade que o pudim Aba- de de Priscos tem tido a nível nacional e internacional.
Os ‘chefs’ e cozinheiros mais importantes deste país já pegaram no pudim Abade de Priscos. Têm feito um trabalho notável e verificamos que a notoriedade aumentou a introdução do pudim nos cardápios da restauração, na doçaria, nas pastelarias e confeitarias, mas temos verificado algumas falsificações”, anunciou o presidente da Confraria Gastronómica do Abade.
O selo de garantia deve começar a ser visível no início do próximo ano.
“Gostariamos de já este ano apresentar o ‘layout’ (esboço) do sêlo e em Janeiro de 2017, começarmos a atribuir esses selos, -Vamos começar pelos municípios de Braga e Vila Verde e depois avançar para o Minho, Norte de Portugal e sobretudo Lisboa, que tem um conjunto vastíssimo de restaurantes”, defendeu Agostinho Peixoto.
Em relação à cerimónia de ontem, a finalidade foi assinalar o Dia Nacional da Gastronomia (29 de Maio).
“Queríamos que esta data fosse assinalada com o nosso capítulo porque é histórico. Nunca Portugal teve anteriormente um Dia Nacional de Gastronomia e isso diz bem do trabalho desenvolvido pela Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas”, disse Agostinho Peixoto.
As comemorações começaram no sábado à noite em Priscos com uma Missa em nome de Manuel Joaquim Machado Rebêlo, conhecido como o Abade de Priscos.
Ontem de manhã decorreu a Eucaristia na Sé de Braga, celebrada pelo cónego José Paulo Abreu. Seguiu-se uma recepção na Câmara Municipal de Braga e um almoço à base de bacalhau esfiado, uma receita do Abade de Priscos. A tarde foi preenchida com animação musical e com uma mostra de vinhos verdes.
02 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário