Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Conselho Geral da UMinho mantém valor máximo das propinas
Hugo Oliveira quer jogar “olhos nos olhos” com o FC Porto

Conselho Geral da UMinho mantém valor máximo das propinas

Judiciária detém suspeito de matar estudante junto ao Bar Académico

Conselho Geral da UMinho mantém valor máximo das propinas

Ensino

2025-03-16 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Estudantes de licenciatura e de mestrado integrado continuarão a pagar 697 euros de propinas em 2025-2026. A proposta da reitoria foi aprovada com os votos contra dos representantes dos alunos.

Citação

O Conselho Geral da Universidade do Minho aprovou, na última sexta-feira, a proposta do reitor que mantém, no próximo ano lectivo, no limite máximo legal de 697 euros o valor das propinas para os estudantes de licenciatura e mestrado integrado.
Os estudantes nacionais e dos restantes países da União Europeia, terão propinas entre 1 250 e 1 750 euros para a frequência de cursos de mestrado. A frequência de doutoramentos implica uma propina de 2 750 euros. 
Os estudantes internacionais pagam pela frequência de mestrados ou doutoramentos propinas entre os 4 500 e os 7 500 euros, dependendo da Escola.
Luís Guedes, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho e um dos representante dos estudantes no Conselho Geral, manifestou-se contra o facto de os alunos de 1.º ciclo continuarem a suportar o valor máximo de propina permitido por lei.

Na última reunião do actual mandato do Conselho?Geral, este órgão de consulta do reitor aprovou a proposta de revisão dos estatutos da Universidade do Minho, que esteve em consulta pública.
“A revisão dos estatutos está concluída, o que se segue agora é enviar os estatutos para os curadores, para eles homologarem, e depois o envio ao Ministério da Educação e Ensino Superior para homologação”, informou o reitor Rui Vieira de Castro, segundo o qual o documento, cujo processo de revisão se iniciou há cerca de dois anos, permitirá “moldar uma universidade mais capaz de responder às solicitações que lhes são feitas e às transformações muito rápidas no seu próprio contexto”.

No próximo dia 19 de Março, realizam-se as eleições para um novo mandato do Conselho Geral, às quais concorrem duas listas de representantes dos docentes e investigadores, duas de representantes dos estudantes e outras duas do pessoal administrativo e de apoio à gestão.
A eleição será realizada com recurso ao sistema de votação electrónica, através do site https://evotum.uminho.pt.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho