Judiciária detém suspeito de matar estudante junto ao Bar Académico
2025-03-16 às 06h00
Estudantes de licenciatura e de mestrado integrado continuarão a pagar 697 euros de propinas em 2025-2026. A proposta da reitoria foi aprovada com os votos contra dos representantes dos alunos.
O Conselho Geral da Universidade do Minho aprovou, na última sexta-feira, a proposta do reitor que mantém, no próximo ano lectivo, no limite máximo legal de 697 euros o valor das propinas para os estudantes de licenciatura e mestrado integrado.
Os estudantes nacionais e dos restantes países da União Europeia, terão propinas entre 1 250 e 1 750 euros para a frequência de cursos de mestrado. A frequência de doutoramentos implica uma propina de 2 750 euros.
Os estudantes internacionais pagam pela frequência de mestrados ou doutoramentos propinas entre os 4 500 e os 7 500 euros, dependendo da Escola.
Luís Guedes, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho e um dos representante dos estudantes no Conselho Geral, manifestou-se contra o facto de os alunos de 1.º ciclo continuarem a suportar o valor máximo de propina permitido por lei.
Na última reunião do actual mandato do Conselho?Geral, este órgão de consulta do reitor aprovou a proposta de revisão dos estatutos da Universidade do Minho, que esteve em consulta pública.
“A revisão dos estatutos está concluída, o que se segue agora é enviar os estatutos para os curadores, para eles homologarem, e depois o envio ao Ministério da Educação e Ensino Superior para homologação”, informou o reitor Rui Vieira de Castro, segundo o qual o documento, cujo processo de revisão se iniciou há cerca de dois anos, permitirá “moldar uma universidade mais capaz de responder às solicitações que lhes são feitas e às transformações muito rápidas no seu próprio contexto”.
No próximo dia 19 de Março, realizam-se as eleições para um novo mandato do Conselho Geral, às quais concorrem duas listas de representantes dos docentes e investigadores, duas de representantes dos estudantes e outras duas do pessoal administrativo e de apoio à gestão.
A eleição será realizada com recurso ao sistema de votação electrónica, através do site https://evotum.uminho.pt.
28 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário