Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Conservatório de Música arranca novo ano lectivo com mais de meio milhar de alunos
Visita guiada a obras estruturantes de Viana do Castelo

Conservatório de Música arranca novo ano lectivo com mais de meio milhar de alunos

Esgaio vestiu a pele de herói guerreiro

Conservatório de Música arranca novo ano lectivo com mais de meio milhar de alunos

Braga

2020-10-01 às 09h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

É com várias alterações de funcionamento que arrancou o novo ano lectivo 2020/21 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. As aulas começam 20 minutos mais cedo e na cantina, com horário alargado, só entram duas turmas de cada vez.

É com mais de meio milhar de alunos que arranca o ano lectivo 2020/21 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. A directora Ana Maria Caldeira diz que houve várias alterações ao nível do funcionamento escolar para manter a segurança dos alunos no contexto pandémico provocado pela Covid-19, com as aulas a começar às 8 horas da manhã, 20 minutos mais cedo de forma a garantir consequentemente um horário de almoço mais alargado.
As aulas decorrem das 8 às 21.30 horas com dois turnos, que embora não são estanques, uma vez que grande parte dos alunos tem necessariamente que permanecer na escola, à espera das aulas individualizadas de instrumento. O período de almoço é aproveitado para a desinfecção das salas.
A directora do Conservatório de Música Calouste Gilbenkian indica que a ‘cantina’ foi o grande ‘quebra-cabeças’ para a organização da escola, uma vez que se trata de um serviço com grande movimento. “Deu-nos muito trabalho implementar um esquema de funcionamento para a cantina mantendo as regras fundamentais de segurança e distanciamento pois nós servimos mais de 400 refeições diárias porque os nossos alunos passam aqui a maior parte do tempo, com aulas de manhã e de tarde e realmente têm poucas ma- nhãs/tardes livres e às vezes nem isso, uma vez que com as aulas individuais de instrumento não é possível”, afirmou.
Foi criado um horário em que para a cantina vão, apenas, duas turmas de cada vez e em que já não existe a habitual fila de cantina, pois são os funcionários que levam os tabuleiros com a refeição à mesa de cada aluno, que tem 20 minutos para almoçar. “É um esforço de equipa enorme que está a ser feito e os próprios professores foram também destacados para ajudar nesta tarefa”, indica a directora.
Considerando que o ‘novo’ funcionamento da escola está, para já, a “correr bem”, a directora da Gulbenkian destaca o comportamento dos alunos, assegurando que estão a “portar-se muito bem”.
No plano de contingência elaboradora pelo Conservatório de Música de Braga está estipulado também um maior apoio e colaboração da parte dos pais e encarregados de educação. “Nós apelamos aos pais para que, aqueles que possam, venham buscar os filhos para não estarem na escola no tempo não lectivo”, disse a directora, frisando que “já basta ter alunos duas ou três horas à espera de uma aula de instrumento; porque a escola, neste momento, não tem grandes condições para os alunos estarem nela”, confessou, indicando que até a sala de aluno deixou de existir”.
O buffet mantém-se aberto mas funciona, apenas, com ‘serviço mínimo’ para resolver situações pontuais e o apelo é que tragam sempre o lanche de casa.
Ana Maria Caldeira diz que dentro da sala de aula pouco se pode fazer dado os constrangimentos que já vem sentido há muito com turmas entre 24 e 26 alunos - considerando-as demasiado grandes para a dimensão das salas existentes. “Esta sempre foi uma grande preocupação nossa e agora ainda mais e isso mesmo foi reportado à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE)”. “A nossa preocupação é manter os alunos na mesma sala sempre que possível, mas é uma tarefa quase impossível porque há disciplinas em que têm que se dividir e ir para salas específicas para aulas de formação musical, coro ou orquestra”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho