Correio do Minho

Braga,

- +
Cortejo Etnográfico apresentou ‘Da Terra para a Mesa’
Fernando Serrão e Vanessa Carvalho vencem Meia Maratona de Esposende

Cortejo Etnográfico apresentou ‘Da Terra para a Mesa’

Braga Noivos traz novidades do mundo do casamento a Braga

Cortejo Etnográfico apresentou ‘Da Terra para a Mesa’

Vale do Ave

2019-09-23 às 20h21

Redacção Redacção

Milhares de pessoas assistiram ao desfile

O Cortejo Etnográfico saiu ontem, dia 22 de setembro, à rua, edição 2019 dedicada à temática ‘Da Terra para a Mesa’. Milhares de pessoas assistiram ao magnífico cortejo que percorreu as principais ruas da vila, promovendo e divulgando a cultura popular e etnográfica de Cabeceiras de Basto.

Centenas de pessoas das várias freguesias foram mobilizadas para construir e ornamentar os carros, bem como para participar nos mesmos, emprestando colorido especial ao emblemático desfile que surpreendeu o numeroso público ao longo de todo o trajeto.

A freguesia de Abadim apresentou neste cortejo a ‘Matança do Porco’; a freguesia de Basto o ‘Pica no Chão; Bucos trouxe à rua o ‘Fumeiro’; Cabeceiras de Basto apresentou o ‘Mel’; Cavez mostrou o ‘Fazer o Vinho’; a Faia trouxe a ‘Feira Semanal’; a freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas exibiu o ‘Cozer o Pão’; Pedraça apresentou as ‘Couves com Feijões’; a freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela ‘A Tasca’; e a freguesia de Riodouro ‘a Vitela Barrosã e o Caldo Verde’ mas também a ‘Marmelada’.

A freguesia de Alvite e Passos e a freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune não integraram, este ano, o Cortejo Etnográfico.

Na tribuna assistiram ao desfile os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, e os vereadores Dr. Mário Machado, Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa.

Este cortejo etnográfico é o resultado do empenhado e abnegado trabalho de uma equipa - constituída pelas Juntas de Freguesia, responsáveis pela Comissão de Festas, associações e coletividades, entre outros, coordenados pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto - que nos últimos meses envolveu as diferentes faixas etárias da população na produção e concretização deste desfile dos usos e costumes mais genuínos desta terra de Basto.

A Câmara Municipal regozija-se por todo o trabalho desenvolvido pelas Juntas de Freguesia participantes neste cortejo que, uma vez mais, se evidenciou pela qualidade, originalidade e autenticidade das representações etnográficas.

No final do cortejo, foram entregues lembranças a todas as freguesias participantes.

A tarde de domingo ficou igualmente marcada pela realização do Encontro de Bombos e Gigantones que juntou neste animado evento os Zés Pereiras de Basto, o Grupo de Bombos Jovens de Basto, o Grupo de Bombos Nuno Álvares de Pedraça, o Grupo de Bombos ‘As Lavradeiras de Chacim’, o Grupo de Bombos de Arnoia (Celorico de Basto) e o Grupo de Bombos e Gigantones de Balteiro (Ribeira de Pena).

Em jeito de balanço podemos dizer que se tratou de um fim de semana de grande festa em Cabeceiras de Basto. Apesar das adversas condições climatéricas que provocaram algumas alterações no programa do passado sábado, foram milhares os Cabeceirenses e visitantes que assistiram às iniciativas propostas pela organização.

O artista Quim Barreiros, cujo espetáculo estava anunciado para o Parque do Mosteiro, atuou no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, local onde decorreu a ‘Noite de S. Miguel’ muito dedicada à juventude com Hip-Hop e Dj’s.

A Feira e Festas de S. Miguel continuam até ao próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, emprestando a esta vila um cenário de grande beleza e animação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.