Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Cruz Vermelha lança Formação de Primeiros Socorros Psicológicos nas Escolas
Perspectivas apontam para ciclo de estabilidade económica em 2025

Cruz Vermelha lança Formação de Primeiros Socorros Psicológicos nas Escolas

FC Famalicão vence em Rio Ave e sobe ao segundo lugar da prova

Cruz Vermelha lança Formação de Primeiros Socorros Psicológicos nas Escolas

Nacional

2024-10-09 às 14h00

Redacção Redacção

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assume a Saúde Mental como um dos pilares estratégicos da sua intervenção, promovendo consultas, formações e apoio contínuo a profissionais, voluntários e à comunidade. Neste início de ano lectivo, a CVP dá mais um passo nesse compromisso ao lançar formações de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) direcionadas aos agentes educativos das escolas em Portugal.

Citação

No âmbito do programa EU4HEALTH, a CVP tem vindo a investir na capacitação em Primeiros Socorros Psicológicos, (PSP), com o objectivo de promover a saúde mental e a dignidade humana.
O programa, financiado pela União Europeia e gerido pela Federação Internacional da Cruz Vermelha, (FICV), é desenvolvido em 24 Sociedades Nacionais. Em Portugal, este programa já com uma vasta experiência consolidada, arrancou este ano letivo com formações específicas nas comunidades escolares para professores, assistentes sociais, psicólogos e assistentes operacionais, com especial enfoque nos agentes educativos que trabalham com alunos migrantes. As sessões de PSP nas escolas são acompanhadas por materiais pedagógicos adaptados às diferentes faixas etárias, possibilitando a integração da saúde mental no contexto educativo. Esta abordagem visa reforçar, junto dos alunos, que todos somos promotores de saúde mental, incentivando a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente escolar saudável.
A Cruz Vermelha Portuguesa motiva a comunidade escolar a promover a igualdade de acesso ao bem-estar e à saúde mental e convida à promoção de discussões sobre temas como ansiedade, stress e autorregulação emocional, contribuindo para um diálogo mais aberto e construtivo.

Para António Saraiva, presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, que assumiu a Saúde Mental como uma das prioridades do seu mandato, “A saúde mental é um pilar central do nosso compromisso humanitário e deve ser uma prioridade coletiva. É nosso dever desmistificar e combater o estigma associado a este tema. A promoção do diálogo junto da comunidade escolar e o investimento na capacitação de educadores em Primeiros Socorros Psicológicos é um passo decisivo para criar ambientes mais saudáveis e inclusivos, onde cada aluno possa sentir-se valorizado e apoiado.”.
A CVP prevê, já este ano letivo, formar 600 agentes educativos.
No último ano, em parceria com a União Europeia, a CVP investiu mais de meio milhão de euros no projeto EU4HEALTH, com a alocação de mil profissionais capacitados na área da Saúde-Mental e Apoio Psicossocial, impactando cerca de três mil pessoas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho