Arcos de Valdevez: Município quer criar Residência Cultural
2025-03-16 às 16h30
O espanhol começou a desenhar a vitória nos 126 km do granfondo na subida para Sapardos (Vila Nova de Cerveira), sensivelmente a meio da prova.
Foi com indiscutível superioridade que os dois atletas subiram ao degrau mais alto do pódio da 3.ª edição do Viana Granfondo by KTM, disputado hoje naquela cidade alto-minhota. A par com David Mayo (Love Tiles) e Flávia Lopes (Brinox), envergaram ali a camisola amarela símbolo da liderança do Troféu Superprestígio – a maior competição de ciclismo amador do País – Tiago Teixeira, Marlene Seara, Miguel Ribeiro e Mónica Hernández.
O espanhol começou a desenhar a vitória nos 126 km do granfondo na subida para Sapardos (Vila Nova de Cerveira), sensivelmente a meio da prova. David Vaz (ind.) foi o último homem a seguir na roda de Mayo, mas o ritmo forte imposto pelo ciclista da Love Tiles deixou-o sozinho na frente, onde se manteve até cruzar a meta (3h19m51s), dilatando a vantagem para o grupo perseguidor a cada quilómetro percorrido. A luta pelo 2.º lugar deu-se entre Miguel Nunes (Two Hundred Sports) e Jorge Mariz (Penacova), com vantagem para este último. Porém, estavam já decorridos 3m47s sobre o tempo de chegada do vencedor.
Agora a correr com as cores da Brinox, Flávia Lopes (ex-Vasconha) mostrou estar a um nível muito superior ao da concorrência feminina, escalão que juntou uma centena de atletas em Viana do Castelo. O triunfo ficou carimbado com o registo de 4h02m21s. Susana Ribeiro (Aventura Marão) garantiu a 2.ª posição com 4h16m51s e a alemã Stephanie Cords (CD 1.º de Maio) gastou mais 5m6s para se afirmar no 3.º posto.
Com 2h17m11s de prova, o vencedor dos 88 km do mediofondo foi conhecido depois de um animado sprint na concorrida marginal da Praia Norte, palco para este evento que juntou 1600 participantes – 250 dos quais oriundos de Espanha. Tiago Teixeira (DBL Bike) foi o mais forte, seguido de Nuno Torres (Secai) e Nuno Gomes (Penacova), todos com o mesmo tempo.
À semelhança do que aconteceu na prova “rainha”, a vencedora do mediofondo mostrou-se uma repetente. Marlene Seara (Brinox) cruzou isolada a meta ao fim de 2h37m19s. A bielorrussa Iryna Kirnosenko (Team Optical) entrou para o 2.º lugar (2h41m54s), enquanto que Ana Sobreira (Love Tiles), já a 6m1s da líder, fechou o pódio feminino.
O triunfo na distância mais curta foi para o poveiro Miguel Ribeiro (Bikepoint), que se impôs ao sprint perante Gonçalo Filipe (Penacova) – vencedor do mediofondo na edição de 2024 – e Igor Alves (Proteu). O trio completou os 64 km do minifondo com a marca de 1h39m15s.
Foi também ao sprint que se apurou a vencedora feminina da distância. A disputa fez-se entre duas atletas espanholas, com vantagem para Mónica Hernández (Love Tiles), que também repetiu a vitória do ano passado. Com o mesmo tempo (1h55m15s), Alicia Jesus (Onnyx Cycling) foi 2.ª, tendo Carina Rodrigues (Love Tiles) assegurado o 3.º posto, a 51 segundos.
Natural de Barroselas, Rui Sousa, antigo ciclista profissional, foi o convidado de honra do Viana Granfondo by KTM e, por isso, partiu da Av. de Figueiredo com o dorsal n.º 1. O momento ficou marcado pelo reencontro com antigos colegas de profissão, como são os casos de Rui Lavarinhas e David Vaz, que também alinharam nesta prova.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário