Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Delegação da Liga Contra o Cancro mantém apoio psico-oncológico
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Delegação da Liga Contra o Cancro mantém apoio psico-oncológico

Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Delegação da Liga Contra o Cancro mantém apoio psico-oncológico

Braga

2020-04-05 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Delegação da Liga Contra o Cancro encerrou o atendimento presencial, mas Unidade de Pisco-Oncologia continua a funcionar e a aceitar novos utentes. Apoio é prestado por telefone ou videochamada.

Citação

A Unidade de Psico-Oncologia da Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro continua a prestar apoio psicológico a doentes oncológicos, suas famílias e/ou cuidadores, assim como dos profissionais de saúde, sendo este apoio prestado por telefone ou videochamada.
“As nossas instalações estão encerradas, mas continuamos com o atendimento normal realizado pelas nossas psicólogas. Porém, é um atendimento prestado por telefone ou por videochamada. Este é um serviço já de si importante, mas que nesta altura assume ainda maior destaque uma vez que os doentes oncológicos integram o grupo de risco”, explica Fátima Soeiro.

A coordenadora da Delegação de Braga da Liga Contra o Cancro recorda que a decisão de encerrar as instalações foi anterior à primeira declaração do estado de emergência nacional. “Os nossos utentes são doentes de risco e temos de os proteger, não só a eles, mas também às nossas psicólogas. Por essa razão encerramos os nossos serviços presenciais, mas continuamos a prestar apoio, e aceitar novos utentes”, sublinhou ao ‘Correio do Minho’.
Neste momento de maior ansiedade, o bem-estar psicológico e emocional dos doentes oncológicos, suas famílias e/ou cuidadores, assim como dos profissionais de saúde continua a ser a missão e o principal objectivo da Liga.
“Caso alguém sinta que precisa de acompanhamento psicológico, não deve hesitar. As psicólogas da Delegação de Braga estão disponíveis para o apoiar”, refere, explicando que o contacto pode ser feito através de correio electrónico (delegacao.braga@ ligacontracancro.pt) ou do telefone 914 619 626.

A Delegação de Braga da Liga Contra o Cancro conta ainda com uma página de facebook actualizada, onde são passadas mensagens e conselhos importantes para os doentes oncológicos e/ou seus familiares.
Os doentes com cancro possuem um sistema imunológico mais frágil e as suas defesas perante as infecções e os vírus estão mais debilitadas, podendo estar assim mais susceptíveis de contrair Covid-19 em caso de contacto com a doença.

Fátima Soeiro revela que no concelho de Braga registam-se três mortes por Covid-19, duas em Março e uma já em Abril, que se reportam a doente oncológicos.
Embora não estabeleça ligação directa entre essas condicionantes, a responsável refere que os doentes oncológicos devem ter medidas de prevenção acrescidas em relação ao coronavírus, nomeadamente o isolamento social e vigilância apertada de sintomas que possam indiciar Covid-19.
Em caso de sintomas, o doente oncológico não deve deslocar-se ao hospital. Deve permanecer em casa, ligar para o seu médico assistente (se possível) ou para a Linha Saúde 24 e seguir as orientações dadas pelos profissionais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho