Projecto Educativo Local aponta estratégia para as escolas do concelho
2022-12-09 às 06h00
Mobilidade esteve em debate no ‘Conversas por um Canudo’, projecto de um finalista da Escola Profissional de Braga. Vereadora Olga Pereira diz que crescimento da cidade obriga a trabalhar no sentido de se criar um novo anel circular para escoar o trânsito.
É um tema em cima da mesa nos últimos tempos - perante o crescimento da cidade de Braga - e o grande desafio que se coloca para o futuro em termos de mobilidade passa pela construção de uma nova variante circular, “um anel”, que “verdadeiramente sirva a cidade e evite que os veículos tenham de atravessar a cidade não sendo Braga o destino”. A opinião foi deixada por Olga Pereira, vereadora da Mobilidade da autarquia, durante o primeiro evento ‘Conversas por um Canudo’ - um projecto da Prova de Aptidão Profissional de Rui Rodrigues, finalista do curso técnico de comércio da Escola Profissional de Braga - que teve lugar no Centro Cultural de Cabreiros sob o tema da Mobilidade.
“A cidade cresceu, neste momento não temos uma folha em branco para trabalhar, temos que nos adaptar à realidade com que fomos confrontados, desde 2013. É verdade que a cidade cresceu bastante, estamos a equacionar vias alternativas eixos de circulação no entorno da cidade, sendo certo que aquilo que conhecíamos como as nossas vias rápidas, como a António Macedo, são vias que estão perfeitamente integradas na malha urbana, embora ainda na tutela da Infra-estruturas de Portugal. O trabalho a desenvolver nos próximos anos é conversar com a Infra-estruturas de Portugal, assumir a tutela dessas vias e tentar construir um anel, um eixo, que funcione, efectivamente, como nova circular, porque estas deixaram de ter essa função. É o desafio dos próximos anos”, revelou, num “projecto em curso para que, futuramente, possamos ter a Variante do Cávado com esta finalidade”.
Olga Pereira apresentou ainda os resultados do programa Bicification - que permite aos utilizadores de bicicleta acumular dinheiro no comércio local: “tem mais de 30 mil sessões iniciadas, temos cerca de 30 mil euros em vouchers atribuídos, conseguimos poupar cerca de 35 toneladas de CO2 e os candidatos já percorreram mais de 217 mil quilómetros. É um balanço muito positivo”.
Vereadora anunciou que o programa, que encerra dia 12, vai ter seguimento em 2023, fruto de uma candidatura ganha ao Bicification Plus, para a integração do modo ciclável com o transporte colectivo.
No debate, Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, lembrou o esforço “para criar um ecossistema mais favorável” e a “melhoria dos serviços”, com o objectivo de “termos cada vez mais clientes e utilizadores de transporte colectivo para se reduzir a utilização do transporte individual da cidade”.
Já o activista Luís Tarroso Gomes mostrou “que a mobilidade em Braga é muito condicionada e dedicada ao automóvel” e que “a cidade é um perigo gigante”. “Não vai haver transportes públicos mais eficientes enquanto andarem atrás dos carros. Entre as medidas, desde logo, acabar com as vias rápidas que atravessam a cidade, é urgente intervir na Rodovia e reduzir a velocidade, só assim há segurança”, defendeu.
03 Fevereiro 2023
Tebosa veste-se a rigor e com orgulho para celebrar Festividades em Honra de S. Brás
03 Fevereiro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário